TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp
Logomarca BHAZ

Colunas

Entre Zema e Kalil, Lula e Bolsonaro, MDB mineiro antecipa batalha interna

29/04/2021 às 20h31 - Atualizado em 12/10/2021 às 21h43
zema kalil bolsonaro lula
Zema, Kalil, Bolsonaro e Lula racham o MDB mineiro (Moisés Teodoro/BHAZ + Reprodução/Facebook/Lula + Gil Leonardi/Imprensa MG + Isac Nóbrega/PR)

O atual comando do MDB mineiro, presidido pelo deputado federal Newton Cardoso Júnior, pediu à direção nacional a prorrogação de seu mandato por mais um ano. A medida é corriqueira no partido, tanto é que, em todos os estados, a recondução foi feita, menos em Minas. A maioria das bancadas estadual e federal quer mudanças e chegou até a pedir à mesma direção intervenção na regional mineira. O impasse deverá ser resolvido nos próximos 15 dias pelo comando nacional.

Quais as razões da batalha interna? O centro da briga interna é o futuro político e eleitoral do MDB mineiro, o maior partido do Estado, com 98 prefeitos, seis deputados estaduais e quatro federais. Essa disputa interna reflete a polarização que já se formou no plano estadual, entre as pré-candidaturas a governador nas eleições do ano que vem. A de reeleição do atual governador Romeu Zema (Novo) e a do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).

Uma das principais lideranças do MDB mineiro, Adalclever Lopes, que foi duas vezes presidente da Assembleia Legislativa e tido como hábil articulador, é secretário de Governo de Kalil. Por óbvio, quer o partido apoiando a pré-candidatura do prefeito. O presidente do MDB mineiro, Newton Cardoso, já apoia a recandidatura de Romeu Zema. No plano nacional, o primeiro costura aliança de Kalil com o ex-presidente Lula e seu partido, o PT. Newton Cardoso prefere amparar-se na eventual candidatura de reeleição do presidente Bolsonaro (sem partido). Daí o conflito.

Partido é tido como noiva da eleição

Por ser o maior partido de Minas, com capilaridade por todo o Estado, o partido atua há cerca de 20 anos, em Minas e no plano nacional, como uma espécie de noiva da eleição. Todos querem o apoio dele. Os candidatos mais competitivos querem essa aliança de olho nessa presença no interior e pelo tempo de televisão que a legenda acumula na hora da propaganda eleitoral gratuita.

No plano interno, os deputados que são, em princípio e a princípio, candidatos à reeleição de si mesmos, estão preocupados com o futuro político. Ou seja, querem alianças que os ajudem a se reeleger, estar junto do vencedor e, principalmente, querem maior acesso ao fundo partidário e eleitoral da agremiação. Quem controla o partido, vai controlar também o fundo que, na hora da eleição, faz a diferença entre os que serão financiados e reeleitos e os que não serão.

Portanto, nos próximos dias, a direção nacional vai decidir se prorroga o mandato de Newton Cardoso por mais um ano ou se faz nova eleição. Um fator desfavorece Newton. É que na eleição recente para presidente da Câmara dos Deputados, ele apoiou o vencedor, o atual presidente Arthur Lira (PP), que derrotou quem? O deputado federal Baleia Rossi, que vem a ser o presidente nacional do MDB. Rossi não perdoa a infidelidade de Newton Cardoso.

A favor de Newton, tem o seu pai, o ex-governador Newton Cardoso. Newtão é da velha guarda do partido e amigo de seus contemporâneos, entre eles o pai de Rossi, que também se chama Baleia Rossi. As conversas estão acontecendo para evitar os confrontos. O MDB é um caso que supera a política e descamba para os divãs da psicanálise, mas o partido vive de adiamentos, estica a corda para não a arrebentar.

Presidenciáveis querem apoio de Minas

Os presidenciáveis também estão de olho nessa briga. O PT, por exemplo, não deverá ter candidato a governador em Minas e aposta na de Kalil. Ganharia reciprocidade e canal para alcançar o eleitorado mineiro. Já Bolsonaro deve fechar com Zema para, juntos, disputarem a reeleição contra as prováveis candidaturas de Kalil e de Lula. Não custa lembrar que o eleitorado mineiro é o segundo maior colégio eleitoral do país, depois de São Paulo.

Orion Teixeira

Jornalista político, Orion Teixeira recorre à sua experiência, que inclui seis eleições presidenciais, seis estaduais e seis eleições municipais, e à cobertura do dia a dia para contar o que pensam e fazem os políticos, como agem, por que e pra quem. É também autor do blog que leva seu nome (www.blogdoorion.com.br), comentarista político da TV Band Minas e da rádio Band News BH e apresentador do programa Pensamento Jurídico das TVs Justiça e Comunitária.

Orion Teixeira

Email: orionteixeira.orionteixeira@gmail.com

Jornalista político, Orion Teixeira recorre à sua experiência, que inclui seis eleições presidenciais, seis estaduais e seis eleições municipais, e à cobertura do dia a dia para contar o que pensam e fazem os políticos, como agem, por que e pra quem. É também autor do blog que leva seu nome (www.blogdoorion.com.br), comentarista político da TV Band Minas e da rádio Band News BH e apresentador do programa Pensamento Jurídico das TVs Justiça e Comunitária.

Mais lidas do dia

Adolescente morre em incêndio após briga familiar no Piratininga, em BH

foto do local onde houve um incêndio que deixou uma pessoa morta no piratininga, bh

Os 50 bairros com mais furtos e roubos de carros em BH

Pesquisa Quaest Senado Minas Gerais: quatro candidatos disputam duas vagas

datafolha senado minas gerais

Veja lista com todos os candidatos a deputado estadual em Minas Gerais

VÍDEO: Mulher é agredida com ‘voadora’ no Centro de BH

Leia mais

Siga o BHAZ nas redes sociais

TikTok
YouTube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp
Logo BHAZ