Peugeot 2008 ainda mantém a beleza e o bom fôlego

Um dos principais atrativos da versão topo de linha do SUV da marca francesa (que atualmente faz parte do grupo Stellantis) é o já conhecido e eficiente conjunto motor 1.6 com turbo e injeção direta e câmbio automático de seis marchas, que proporcionam uma boa performance, acelerando de 0 a 100km/h em pouco mais de oito segundos, e um nível de consumo bem razoável, principalmente no modo ECO. Embora já sinta um pouco o peso dos anos, o design ainda continua atual com linhas harmônicas e bem equilibradas. Na versão Griffe, destaque para os detalhes cromados na grade dianteira e para as rodas de liga de 16 polegadas com acabamento diamantado, que dão um toque de elegância ao modelo. O acabamento interno é de boa qualidade, incluindo bancos e volante revestidos em couro. Destaque também para os seis airbags e o teto solar panorâmico.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para os detalhes cromadas na grade, que se sobressaem com o fundo em preto brilhante; para os faróis em LED com desenho bem recortado que ficam separados da grade e para as luzes de neblina na parte de baixo do para-choque.

Na lateral

De perfil, chamam a atenção as coberturas plásticas na cor preta nos para-lamas e soleiras; as molduras, coluna B e capa dos retrovisores também na cor preta e para as rodas de liga de 16 polegadas com acabamento diamantado.

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Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, as lanternas com lentes escurecidas e desenho característico da marca (os três riscos da pata do leão), unidas por uma barra em preto brilhante; e o defletor de ar no teto e o para-choque na cor preta com detalhe em branco na parte de baixo.

Foto: Eduardo Aquino

O acabamento interno tem boa qualidade, com destaque para o revestimento em couro sintético dos bancos e volante, os detalhes em preto brilhante e cromado no volante, console, alavanca de marcha e painéis de porta.

Posição de dirigir

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens em altura e distância da coluna de direção e com ajuste em altura do banco. O volante tem boa pega e abriga comandos do multimídia e do telefone.

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Foto: Eduardo Aquino

O quadro de instrumentos é analógico e traz mostradores (incluindo o de temperatura) de bom tamanho e de fácil visualização pelos ponteiros vermelhos, assim como as informações que são projetadas na tela digital central do computador de bordo.

Com tela sensível de sete polegadas (a marca poderia ter usado a tela de 10 polegadas do 208), posicionada no alto do painel, o sistema multimídia Peugeot Connect é bem intuitivo e fácil de operação e possibilita espelhamento de celular (Android Auto e Apple CarPlay).

Conforto

Entre os itens de conforto, destaque para o ar-condicionado de duas zonas (falta saída para o banco traseiro), controle automático de velocidade e porta-luvas refrigerado, que faz diferença em dias de calor para gelar, por exemplo, uma garrafa de água.

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Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno é um pouco acanhado, mas acomoda com certo conforto quatro adultos de média estatura. O porta-malas tem boa capacidade (402 litros), mas o banco traseiro inteiriço impede uma melhor flexibilidade de carga e passageiros.

Foto: Eduardo Aquino

Na lista de equipamentos de segurança, estão seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles eletrônicos de tração e estabilidade, que ajudam bem quando se abusa naquelas curvas mais fechadas e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.

Performance

O motor 1.6 THP (turbo) tem boa performance, com acelerações até 100km/h em pouco mais de oito segundos, e retomadas de velocidade vigorosas, possibilitando ultrapassagens com muita segurança. A máxima ultrapassa os 200km/h.

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Foto: Eduardo Aquino

A melhor performance acontece com o modo Sport acionado. Na opção ECO, com etanol no tanque, apenas o motorista e ar desligado, o consumo foi razoável: o computador de bordo registrou médias em torno de 8,6km/l na cidade e de 10,4km/l na estrada.

Foto: Eduardo Aquino

O câmbio automático de seis marchas trabalha de forma suave e aproveita bem a força do muito, principalmente o bom torque em baixas rotações. As trocas manuais, que são feitas por meio da alavanca, tornam as mudanças mais rápidas.

Assistência elétrica

A calibragem da assistência elétrica da direção favorece bem as manobras em lugares e vagas mais apertadas. Nessas situações, o motorista também conta com sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré com imagens de boa definição.

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Foto: Eduardo Aquino

Embora não seja uma versão  voltada para a performance, o conjunto de suspensão proporciona boa estabilidade, segurando bem a carroceria nas curvas mais fechadas. O nível de conforto agrada, mas poderia filtrar mais as imperfeições.

Fora do asfalto, as “armas” que o Peugeot 2008 Griffe oferece são a boa altura do solo, os bons ângulos de entrada (23°) e de saída (27°) e o sistema que a Peugeot chama de Grip Control, que se adequa para rodar em barro, areia, terra ou neve.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, 16V, turbo e injeção direta, flex, que gera potências de 165cv (gasolina) ou de 173cv (etanol) a 6.000rpm e torque de 24,5kgfm (gasolina ou etanol) a partir de 1.400rpm

Câmbio – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherspn; e traseira, do tipo eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,16m; largura, 1,74m; altura, 1,58m; e entre-eixos, 2,54m

Freios – Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Altura mínima do solo – 20cm

Ângulo de entrada – 23°

Ângulo de saída – 27°

Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/60 R16

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos

Porta-malas – 355 litros

Tanque – 55 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.250 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Rodas de liga de 16 polegadas diamantada, grade dianteira Dark Style com “Pampillis” Cromadas, freio de mão tipo aviação, teto solar panorâmico, bancos revestidos em couro, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, direção elétrica, computador de bordo, partida sem chave, ar-condicionado digital, multimídia (com Android Auto, Apple CarPlay e Bluetooth), câmera de ré, vidros elétricos nas quatro portas, sensores de estacionamento traseiro, retrovisores com ajuste elétrico, sensores de chuva e crepuscular, faróis de neblina, controles eletrônicos de tração e estabilidade e assistente de partida em subida.

Preço – R$ R$ 124.990.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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