Motor e visual do Peugeot 2008 Style falam a mesma língua

Estilo, performance e boa relação custo benefício são os principais atributos da versão intermediária do SUV da marca do leão. Com rodas de liga de 16 polegadas, grade dianteira, teto, moldura dos para-lamas e soleiras, capa dos retrovisores e barras no teto na cor preta, o visual externo mistura elegância e esportividade. O já conhecido motor 1.6 turbo proporciona uma performance digna do visual, acelerando até 100km/h em pouco mais de oito segundos, e sem sacrifício do consumo, que é bem razoável, principalmente usando o modo “ECO”. O Peugeot 2008 Style tem preço competitivo, mas com uma lista de equipamentos não muito recheada. Destaque para itens como ar-condicionado de duas zonas, quatro airbags, bancos com revestimento em couro e tecido e controles de tração e estabilidade.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a grade e tomada de ar inferior na cor preto brilhante, os faróis de desenho bem recortado que ficam separados da grade e têm máscara negra e luzes diurnas totalmente em LED e luzes de neblina na parte de baixo do para-choque.

Cor preta

De perfil, chamam a atenção os detalhes na cor preta que contrastam dom a pintura da carroceria nas rodas de liga de 16 polegadas, nas barras do teto, nas capas dos retrovisores e nas molduras dos para-lamas e nas soleiras.

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Foto: Eduardo Aquno

Na traseira, as lanternas com lentes escurecidas e desenho característico da marca (os três riscos da parta do leão), unidas por uma barra em preto brilhante; e o defletor de ar no teto e o para-choque na cor preta foram um conjunto esportivo e elegante.

Acabamento

O acabamento interno tem bom nível para uma versão intermediária, com destaque para o revestimento em couro sintético e tecido dos bancos, os detalhes em preto brilhante e cromado no volante, console e painéis de porta.

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Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens em altura e distância da coluna de direção e com ajuste em altura do banco. O volante tem boa pega e abriga comandos do multimídia e do telefone.

Analógicos

O quadro de instrumentos é analógico e traz mostradores (incluindo o de temperatura) de bom tamanho e de fácil visualização pelos ponteiros vermelhos, assim como as informações que são projetadas na tela digital central do computador de bordo.

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Foto: Eduardo Aquino

Com tela sensível de sete polegadas (a marca poderia ter usado a tela de 10 polegadas do 208), posicionada no alto do painel, o sistema multimídia Peugeot Connect é bem intuitivo e fácil de operação e possibilita espelhamento de celular (Android Auto e Apple CarPlay).

Conforto

Entre os itens de conforto, destaque para o ar-condicionado de duas zonas (falta saída para o banco traseiro), controle automático de velocidade e porta-luvas refrigerado, que faz diferença em dias de calor para gelar, por exemplo, uma garrafa de água.

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Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno é um pouco acanhado, mas acomoda com certo conforto quatro adultos de média estatura. O porta-malas tem boa capacidade (402 litros), mas o banco traseiro inteiriço impede uma melhor flexibilidade de carga e passageiros.

Segurança

Na lista de equipamentos de segurança, estão quatro airbags (frontais e laterais), controles eletrônicos de tração e estabilidade, que ajudam bem quando se abusa naquelas curvas mais fechadas e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.

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Foto: Eduardo Aquino

O motor 1.6 THP (turbo) tem boa performance, com acelerações até 100km/h em pouco mais de oito segundos, e retomadas de velocidade vigorosas, possibilitando ultrapassagens com muita segurança. A máxima ultrapassa os 200km/h.

Performance

A melhor performance acontece com o modo Sport acionado. Na opção ECO, com etanol no tanque, apenas o motorista e ar desligado, o consumo foi razoável: o computador de bordo registrou médias em torno de 8,6km/l na cidade e de 10,4km/l na estrada.

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Foto: Eduardo Aquino

O câmbio automático de seis marchas trabalha de forma suave e aproveita bem a força do muito, principalmente o bom torque em baixas rotações. As trocas manuais, que são feitas por meio da alavanca, tornam as mudanças mais rápidas.

Direção

A calibragem da assistência elétrica da direção favorece bem as manobras em lugares mais apertados. Por outro lado, nessas situações, o motorista não conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

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Foto: Eduardo Aquino

Para uma versão com uma pegada mais esportiva, o conjunto de suspensão está mais adequado, segurando bem a carroceria nas curvas mais fechadas. O nível de conforto agrada, mas poderia filtrar mais as imperfeições.

Fora do asfalto, as “armas” que o Peugeot 2008 Style oferece são a boa altura do solo, os bons ângulos de entrada (23°) e de saída (27°) e o sistema que a Peugeot chama de Grip Control, que se adequa para rodar em barro, areia, terra ou neve.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, turbo, 16 válvulas, Flex, que gera potências de 165cv (gasolina) e de 173cv (etanol) a 6.000rpm e torque de 24,5kgfm a 1.400rpm (gasolina ou etanol)

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo travessa deformável

Dimensões – Comprimento, 4,16m; largura, 1,73m; altura, 1,55m; e distância entre-eixos, 2,53m

Altura do solo – 20cm

Ângulo de entrada – 23°

Ângulo de saída – 27°

Freios – A discos nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga leve de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/60 R16

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos

Porta-malas – 402 litros

Tanque – 55 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.239 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Quatro airbags (frontais e laterais), banco traseiro inteiriço rebatível, comandos no volante para rádio e Bluetooth, limpador de para-brisas traseiro indexado à ré, ar-condicionado automático digital de duas zonas, alarme perimétrico, retrovisores externos com comandos elétricos, acabamento em preto fosco nas molduras dos vidros, badges Style, apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura, antena no teto, quadro com instrumentos com matriz LCD e ponteiros vermelhos, vidro elétrico do motorista sequencial e função anti-esmagamento, controle eletrônico de estabilidade, controle automático de velocidade, limitador de velocidade, modo ECO, faróis de neblina dianteiros, volante revestido em couro, vidros elétricos nas portas traseiras e sistema multimídia Peugeot Connect com tela sensível de sete polegadas.

Preço – R$ 119.990,00.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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