Renault Kwid E-Tech, o elétrico mais barato do Brasil

Andamos na versão movida apenas a eletricidade do SUV subcompacto da marca francesa, equipada com motor de 65cv, que tem muita força instantânea e consegue dar bastante agilidade ao carro no trânsito urbano e proporcionar boas retomadas de velocidade, garantindo ultrapassagens mais seguras nas estradas. Segundo a Renault, pelo protocolo WLTP (método global de testes para determinar o consumo de eletricidade e emissões), a autonomia do Kwid E-Tech é de 298 quilômetros e as baterias podem ser recarregadas em tomadas residenciais. Outros pontos positivos do modelo são: seis airbags, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e sistema multimídia Media Evolution com tela de sete polegadas.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a grade fechada na cor preta, sendo que a parte central se desloca para a frente para permitir o engate da tomada para o carregamento das baterias; e para os faróis, que foram deslocados para a parte mais baixa.

Aventureiro

De perfil, sobressaem-se o nome da versão estampado no bump na parte de baixo da porta traseira, as calotas que imitam rodas de liga de 14 polegadas e as coberturas plásticas dos para-lamas que dão um toque aventureiro.

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Foto: Eduardo Aquino

De linhas bem simples da carroceria, na traseira chamam a atenção o para-choque na cor preta, a sigla E Kwid (em vez do nome da versão) estampada na tampa do porta-malas e o defletor de ar no teto na cor da carroceria.

Espaço

O espaço interno do Kwid é compatível com o de um subcompacto, proporcionando conforto para quatro adultos (é homologado para quatro ocupantes, com quatro cintos de três pontos e quatro apoios de cabeça) de média estatura.

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Foto: Eduardo Aquino

A capacidade do porta-malas (de 290 litros) também está em sintonia com o porte do modelo. A unidade avaliada trouxe no compartimento de bagagens uma bolsa com o cabo e a tomada adaptada para a recarga em residências.

Boa impressão

O acabamento interno também é bem simples, com muito plástico duro, mas a montagem é boa e deixa uma boa impressão, também graças a detalhes como a moldura em preto brilhante do painel central.

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Foto: Eduardo Aquino

A boa impressão também vem da forração em tecido dos bancos nas cores preta e branco (nas laterais) e com textura diferente na parte central para permitir melhor ventilação. O tecido também é compatível com o nosso clima tropical.

Multifuncional

De quatro raios, o volante tem boa pega e abriga diversos. Por outro lado, a coluna de direção não regula nem em altura e nem em distância, dificultando para o motorista encontrar uma boa posição de dirigir.

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Foto: Eduardo Aquino

Devido às suas reduzidas dimensões externas, o Kwid é um carro fácil de manobrar em pequenos espaços. Mas, nessas situações, o motorista ainda conta com a ajuda da câmera de ré e da boa calibragem da assistência elétrica da direção.

Evolution

Com tela sensível de sete polegadas, a central multimídia Evolution possibilita o espelhamento de celulares (Android Auto e Apple Carplay), que também podem acionar o comando de voz para diversas funções.

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Foto: Eduardo Aquino

O Kwid E-Tech tem acionamento elétrico dos vidros dianteiros e traseiros, mas a posição de comando dos vidros traseiros é difícil de ser comandada pelo motorista, pois fica entre os bancos dianteiros e numa posição mais voltada para o banco de trás.

Segurança

Para um modelo básico, a lista de itens de segurança é bem ampla, incluindo airbags laterais e de cortina, controle de estabilidade, assistente de frenagem de emergência e até monitoramento da pressão dos pneus.

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Foto: Eduardo Aquino

Quanto ao desempenho, a primeira coisa que chama a atenção é o silêncio de funcionamento do motor elétrico. O motorista sabe que ele está ligado apenas pela palavra “Ready” que aparece na cor verde no quadro de instrumentos.

Aceleração

Depois, o que mais impressiona é a resposta quase imediata aos comandos do acelerador. Você pisa e a força vem na hora. E isso faz com que o carro fique bastante ágil no trânsito urbano e possibilite ultrapassagens seguras nas estradas.

Segundo dados da própria Renault, o Kwid E-Tech sai da imobilidade e chega aos 100km/h em 13,3 segundos. A velocidade máxima fica limitada a 130km/h. Mas vale lembrar que o Kwid é um subcompacto voltado para o trânsito urbano.

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Foto: Eduardo Aquino

A autonomia, medida pelo método WLTP (sigla que, traduzida do inglês, significa “procedimento mundial harmonizado de testes para veículos leves”), que leva em consideração a velocidade, o motor e o peso do veículo, é de 298 quilômetros.

Autonomia

Essa autonomia, é claro, varia de acordo com o tipo de uso do veículo e do peso que ele carrega. Com quatro adultos, ar-condicionado ligado e o motorista pisando constantemente mais forte no acelerador, ela cai bastante.

Por outro lado, se o motorista usar o modo ECO, que é acionado por meio de uma tecla no console central, ele consegue otimizar a regeneração de energia e manter essa autonomia. Claro que o modo limita um pouco a performance do motor.

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Eduardo Aquino

As baterias podem ser recarregadas em tomadas comuns residenciais, por meio daqueles aparelhos instalados na parede da garagem (Wallbox de corrente alternada de 7kW) ou por meio de carregadores ultrarrápidos.

Na tomada

Em nosso teste, colocamos o Kwid E-Tech para carregar as baterias em uma tomada de 220 volts e, no dia seguinte, depois de oito horas de carregamento, a bateria, que estava com 40%, tinha chegado aos 85%.

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Foto: Eduardo Aquino

Com esse alcance da recarga noturna, o subcompacto está pronto para deslocamentos no tumultuado trânsito urbano, principalmente no deslocamento de ida e volta para o trabalho, e até para pequenas viagens.

Botão rotatório

O câmbio é acionado por meio de um botão rotatório no console, onde o motorista pode escolher entre os modos “D”, “R”, “N” e “P”. Parece um pouco complicado, mas o condutor logo se acostuma a operá-lo.

O conjunto de suspensão tem McPherson na dianteira e eixo rígido na traseira e é mais voltado para o conforto, conseguindo filtrar bem as imperfeições do piso. Mas a sua calibragem não chega a comprometer a estabilidade.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, elétrico, síncrono de imãs permanentes com redutor integrado, que desenvolve a potência de 65cv entre 4.000 e 14.000rpm

Transmissão – Tração dianteira e caixa elétrica de uma marcha

Direção – Assistência elétrica

Suspensão Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, por eixo rígido

Dimensões – Comprimento, 3,73m; largura, 1,57m; altura, 1,50m; e entre-eixos, 2,42m

Altura em relação ao solo – 18cm

Ângulo de entrada – 24°

Ângulo de saída – 40°

Freios – Discos sólidos na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de aço de 14 polegadas, calçadas com pneus 165/70

Diâmetro de giro – 10m

Volume do porta-malas – 290 litros

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 323 quilos

Peso (em ordem de marcha) – 977 quilos

Consumo de energia elétrica – 0,44 MJ/km

Autonomia (WLTP) – 298 quilômetros

Aceleração de 0 a 100km/h – 13,3 segundos

Velocidade máxima – 130km/h

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Banco traseiro rebatível, ar-condicionado manual, banco com bolso traseiro, vidros elétricos dianteiros e traseiros, retrovisores com regulagem elétrica, central multimídia Evolution com Android Auto e Apple Carplay, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, monitoramento da pressão dos pneus, limitador de velocidade, airbags laterais e de cortina, repetidores laterais de seta, assistente de frenagem de emergência, sistema CAR – Travamento automático a 6km/h, controles eletrônicos de tração e estabilidade, travamento central das portas, luzes de circulação diurna em LED, desativação do airbag do passageiro, função Eco, direção Elétrica, câmera de ré, carregamento rápido, tração energética da bateria – 26kWh, bancos em tecido, roda de aço de 14 polegadas e retrovisor na cor preto brilhante.

Preço – R$ 146.990,00.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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