Na Oroch Outsider, a cereja do bolo fica debaixo do capô

Para combinar com o visual aventureiro, que é ressaltado pelas coberturas plásticas nos para lamas, rodas de 16 polegadas com desenho bem esportivo, estribos laterais, para-choques dianteiro e traseiro, santantônio estilizado e pneus de uso misto; a versão Outsider conta com motor 1.3 turbo de 170cv de potência e câmbio automático do tipo CVT, que proporcionam uma performance um pouco mais esportiva, e um conjunto de suspensão que consegue equilibrar conforto e estabilidade. Na enxuta lista de equipamentos de segurança e conforto, destaque para os controles de tração e estabilidade, assistente de frenagem de emergência, central multimídia com tela de oito polegadas e sensores de chuva e crepuscular.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a grade com detalhes cromados e o conjunto óptico, que inclui os faróis em LED e os indicadores de direção; e o para-choque pronunciado que abriga os faróis de neblina e os deixa um pouco expostos a pequenas batidas.

Visual aventureiro

De perfil, o visual é destacado pelos adesivos com o nome da versão na parte de baixo das portas, as coberturas plásticas nos para-lamas e soleiras, o santantônio estilizado, as barras no teto e as rodas de 16 polegadas de desenho bem esportivo.

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Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, o que chama a atenção é o adesivo na cor preta no alta da tampa da caçamba, o para-choque também na cor preta com estribo antiderrapante, as lanternas com lentes escurecidas e a cobertura marítima.

Foto: Eduardo Aquino

Por dentro, o acabamento não chega a ser um destaque, mas causa boa impressão devido ao revestimento em couro dos bancos e volante e os detalhes na cor laranja, presentes no painel e nas costuras dos bancos e painéis de porta.

Posição de dirigir

O volante tem boa pega e abriga os comandos de áudio. Para ajudar o motorista a encontrar uma boa posição de dirigir, o banco tem regulagem de altura e lombar, mas a coluna de direção ajusta apenas em altura.

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Foto: Eduardo Aquino

Com tela de oito polegadas, que fica posicionada no alto do painel, em local de fácil visualização, e com espelhamento sem fio de celular (Android Auto ou Apple CarPlay), a central multimídia é um dos pontos positivos da Oroch Outsider.

Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno acomoda com conforto cinco adultos, incluindo os passageiros do banco traseiro, que contam com um bom espaço para as pernas e quem viaja no meio não é incomodado pelo apoio de braço embutido no encosto.

Carga na caçamba

Em termos de transporte de carga, a caçamba tem protetor, espaço para 683 litros (até o limite da capota marítima) e capacidade de carga de 650 quilos. Há oito ganchos para amarrar a carga e uma barra no vidro traseiro para proteger o habitáculo.

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Foto: Eduardo Aquino

Para ajudar na performance fora do asfalto (percorremos estradas de terra malconservadas e com alguns buracos), a Oroch Outsider conta com boa altura do solo, bom ângulo de entrada, pneus de uso misto e protetor de cárter.

Direção

Em vez de elétrica, a direção ainda conta com assistência eletro-hidráulica, que não chega a ser tão macia na hora de realizar as manobras em vagas apertadas, mas tem boa calibragem (bom “peso”) para velocidade elevadas.

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Foto: Eduardo Aquino

Por falar em manobras em espaços reduzidos, nesses momentos o motorista conta com sensor de estacionamento e uma câmera de ré de boa resolução, além de retrovisores externos de bom tamanho.

O pacote de segurança é bem modesto e não inclui airbags laterais. Destaque para os controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de frenagem de emergência e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.

Conforto

Entre os itens de conforto, estão o ar-condicionado automático, o limitador e o controle automático de velocidade, os sensores de chuva e crepuscular, tomada 12 V traseira e assistente de partida em subida.

Com bom torque em baixas rotações, o motor 1.3 com turbo e injeção direta é a “cereja” do bolo da Outsider, proporcionando boas acelerações e retomadas para uma picape que pesa quase uma tonelada e meia.

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Foto: Eduardo Aquino

O câmbio automático do tipo CVT, que tem oito marchas simuladas, trabalha de forma inteligente, aproveitando bem a força do motor. As trocas manuais, feitas na alavanca de marcha, são mais prazerosas.

Consumo

O consumo é apenas razoável, mesmo utilizando o modo ECO. Com ar desligado, apenas o motorista e etanol no tanque, o computador de bordo registrou médias em torno de 7,0km/l na cidade e de 9,0km/l na estrada.

Com uma performance parecida com a de um carro de passeio, o conjunto de suspensão consegue equilibrar bem conforto e estabilidade, filtrando bem as imperfeições do piso e possibilitando abusar um pouco nas curvas mais fechadas.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, Flex, 1.330cm³ de cilindrada, turbo e injeção direta, que gera potências de 162cv (gasolina) e de 170cv (etanol) de 5.500rpm a 6.000rpm e torque de 27,5kgfm (gasolina ou etanol) de 1.600rpm a 3.750rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com oito marchas simuladas

Direção – Assistência eletro-hidráulica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo multilink

Dimensões – Comprimento, 4,71m; largura, 1,83m; altura, 1,63m; e entre-eixos, 2,82m

Altura do solo – 21,2cm

Ângulo de entrada – 27,5°

Ângulo de saída – 22,4°

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 215/65 R16

Capacidade de carga – 650 quilos

Volume da caçamba – 683 litros

Tanque – 45 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.432 quilos

Principais equipamentos – Tomada 12V, entrada USB, ar-condicionado automático, faróis com função “Follow me home”, sensores de chuva e crepuscular, banco dianteiro com regulagem de altura e lombar, coluna de direção com regulagem de altura, central multimídia com tela de oito polegadas e espelhamento sem fio de smartphone (Apple CarPlay e Android Auto), computador de bordo, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em subida, luzes de circulação diurna, assistente de frenagem de emergência, alarme, limitador e controle automático de velocidade, travamento central automático com destravamento em caso de colisão, direção eletro-hidráulica, estepe com pneu de uso misto, sensor de estacionamento, pneus de uso misto, ECO Mode, visual Outsider, retrovisores em preto brilhante, indicadores de direção lateral, barras de teto longitudinais funcionais, adesivo de porta “Outsider”, protetor de caçamba, volante com revestimento premium, aplique de painel e costuras dos bancos em Laranja Corail e faróis de neblina.

Preços – R$ 142.900,00. Com pintura metálica, sobe para R$ 144.900,00.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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