Saiba como anda o Corolla Cross na versão híbrida

Andamos na versão híbrida topo de linha do SUV derivado do sedã da Toyota, que é equipada com o mesmo conjunto do sedã: um motor flex 1.8 e dois motores elétricos e câmbio automático do tipo CVT. Na versão XRX, o Corolla Cross tem como principais atrativos o baixo nível de consumo, principalmente no trânsito urbano; um acabamento interno de boa qualidade e um amplo pacote tecnológico de itens de segurança e conforto, incluindo alguns equipamentos de direção autônoma. As linhas da carroceria dividem opiniões, pois alguns elogiam a personalidade do design enquanto outro criticam a falta de harmonia do conjunto. As acelerações e retomadas de velocidade são apenas razoáveis.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destacam-se a grande grade, do tipo colmeia, que abriga o símbolo da marca na cor azul (como acontece nas versões híbridas da Toyota) e é cercada por uma moldura elegante em preto brilhante; e os faróis e luzes em LED.

Aventureiro urbano

De perfil, o Corolla Cross mostra o seu lado aventureiro com as coberturas plásticas na cor preta nos para-lamas e soleiras. As rodas de liga de 18 polegadas, que têm desenho exclusivo da versão XRX e acabamento diamantado, dão um toque de esportividade.

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Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, as lanternas que avançam sobre a tampa do porta-malas são parcialmente em LED. Enquanto a barra cromada acima da placa dá uma pitada de elegância, o para-choque na cor preta e cinza busca realçar o lado aventureiro.

Acabamento

Por dentro, o acabamento é de boa qualidade, com destaque para o revestimento em couro e material sintético nos bancos, painel e painéis de porta. Os detalhes em preto brilhante no painel e console completam a sobriedade do ambiente.

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Foto: Eduardo Aquino

Com regulagens elétricas do banco, o motorista consegue encontrar facilmente uma boa posição de dirigir. Por outro lado, falta o ajuste lombar, que ajuda principalmente em viagens mais longas. O volante tem boa pega e abriga diversos comandos.

Encosto inclinável

Já as regulagens do passageiro do banco da frente são manuais. O banco traseiro elevado melhora a visão de quem senta atrás e o encosto tem inclinação em 6 graus, o que interfere um pouco na capacidade do porta-malas, que é de 440 litros.

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Foto: Eduardo Aquino

No banco de trás, o conforto é para dois adultos, já que o passageiro do meio é incomodado pelo final do console, o túnel central e o apoio de braço embutido no encosto. O banco traseiro conta com saída do ar-condicionado digital de duas zonas.

Digital

Exclusivo da versão XRX, o quadro de instrumentos digital de sete polegadas possibilita boa visualização de todas as informações, incluindo as do funcionamento do sistema híbrido, que são bem claras, e do computador de bordo.

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Foto: Eduardo Aquino

Com tela “flutuante” e sensível ao toque de oito polegadas, de boa visualização e acesso, o sistema multimídia é o mesmo que equipa o Corolla sedã e tem conexão com Android e Apple Car Play e porta USB.

Semiautônoma

O Corolla Cross XRX traz um bom pacote de condução semiautônoma, incluindo controle automático de velocidade adaptativo, sistema de assistência de permanência de faixa, farol alto automático e alerta de tráfego traseiro.

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Foto: Eduardo Aquino

A lista de itens de condução semiautônoma e segurança é completada por assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e frenagem automática, sete airbags (cortina, de joelho para motorista, frontais e laterais) e controles de tração e estabilidade.

Sensores

Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, uma câmera de ré com boas imagens e uma boa calibragem da direção com assistência elétrica ajudam o motorista a sair das vagas mais apertadas já que o diâmetro de giro é um pouco longo.

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Foto: Eduardo Aquino

A versão híbrida tem baixo nível de consumo, principalmente no trânsito urbano e no modo de condução ECO (são quatro opções), onde as frenagens constantes e as desacelerações ajudam na recarga das baterias e na economia de combustível.

Desempenho

Por outro lado, as acelerações e retomadas de velocidade são apenas razoáveis, mas melhoram bastante usando o modo de condução POWER, no qual os motores elétricos e a combustão (1.8 Flex) trabalham em conjunto.

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Foto: Eduardo Aquino

O câmbio é do tipo CVT (continuamente variável), funciona de forma suave e tem uma opção interessante (“B”), que possibilita a recarga rápida das baterias, mas a opção é desengatada se o motorista pressionar um pouco mais forte o acelerador.

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A suspensão consegue proporcionar bom equilíbrio nas curvas mais fechadas, mas não filtra tão bem as imperfeições do piso. O Corolla Cross consegue ir bem em estradas de terra, mas a pouca altura do solo não estimula a encarar trechos um pouco mais ruins.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Um de combustão interna na dianteira, posição transversal, com quatro cilindros em linha, 1.798cm³ de cilindrada, 16V, flex, que gera potências de 98cv (gasolina) e de 101cv (etanol) a 5.200rpm e torque de 14,5kgfm (gasolina ou etanol) a 3.600rpm; e dois elétricos, que geram 72cv de potência e 16,6kgfm de torque. A potência acumulada é de 122cv

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,46m; largura, 1,82m; altura, 1,62m; e distância entre-eixos, 2,64m

Altura do solo – 16,1cm

Ângulo de ataque – 21°

Ângulo de saída – 36°

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/50 R18

Carga útil (ocupantes mais bagagem) – 450 quilos

Porta-malas – 440 litros

Tanque – 36 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.450 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Equipamentos – Sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas (entrada USB e conexão Android Auto e Apple CarPlay), retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo, função tilt down e alerta de ponto cego (BSM); rodas de liga com acabamento na cor preta e diamantada, teto solar elétrico, rack de teto longitudinal, moldura superior das janelas com acabamento cromado, acabamento interno com partes revestidas de couro e material sintético bege, volante em couro, painel central em Black Piano, difusores de ar com acabamento na cor prata, banco traseiro bipartido (60/40) rebatível e reclinável, assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e frenagem automática, sete airbags (cortina, de joelho para motorista, frontais e laterais), controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema de assistência de permanência de faixa com função de alerta de mudança, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), acendimento automático de faróis e lanternas em LED e luzes diurnas (DRL) nas lanternas dianteiras, farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, alerta de tráfego traseiro, computador de bordo com tela TFT de 7,0 polegadas digital e colorida, indicador de direção econômica no painel de instrumentos (Hybrid System), ar-condicionado de duas zonas, banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes (altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assento) e do passageiro dianteiro para quatro ajustes (distância e inclinação) e limpador do para-brisa com sensor de chuva.

Preço – R$ 197.290,00.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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