Baixo consumo e segurança são as cartas do Yaris XS

Andamos na versão intermediária do modelo da Toyota, que se destaca pelo pacote de segurança, que inclui sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para motorista), assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática; alerta de mudança de faixa e controles eletrônicos de tração e estabilidade. O conjunto motor 1.5 flex de 110cv com etanol e câmbio automático do tipo CVT proporciona baixo nível de consumo, mas uma performance apenas razoável. O espaço interno acomoda com conforto quatro adultos e uma criança e a capacidade do porta-malas é bem generosa para um hatch desse porte. Embora não seja um destaque, o acabamento interno deixa uma boa impressão. Entre os itens de conforto, destaque para a central multimídia e o ar-condicionado automático e digital.

Na frente, onde estão as principais mudanças estéticas do Yaris Hatch, destaque para a enorme grade em colmeia na cor preta, os faróis de halogênio com duplo refletor e as luzes diurnas em LED que ficam embutidas nas extremidades.

Cintura alta

De perfil, o hatch é marcado pela linha de cintura alta, a moldura preta dos vidros que se funde com a faixa na coluna “C”, dando mais fluidez às linhas da carroceria, as maçanetas e capas dos retrovisores na cor da carroceria e as elegantes rodas de 15 polegadas.

Leia mais: Renegade Sport T270

Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, chamam a atenção a moldura do vidro na cor preta, o defletor de ar no teto, as lanternas com desenho bem estilizado e que “invadem” a tampa traseira e os refletores na parte de baixo do para-choque, que é da cor da carroceria.

Couro e tecido

Por dentro, o nível do acabamento passa uma boa impressão com o revestimento dos bancos em couro e tecido e do volante em couro, o painel central em preto brilhante e os difusores de ar e maçanetas internas com acabamento na cor prata.

Leia mais: Fiat Pulse Abarth

Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa e confortável posição de dirigir, o motorista conta com ajustes de altura da coluna de direção e do seu banco, que não atrapalham a visualização do quadro de instrumentos. Mas faz falta a regulagem de distância da coluna.

Multifuncional

De três raios, o volante tem bom tamanho e boa pega e abriga controles do sistema de áudio e do computador de bordo, que é bem completo, com 12 funções, trazendo informações importantes para o motorista.

Leia mais: Chevrolet Bolt Premier

Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno proporciona conforto para quatro adultos e uma criança, já que o encosto do meio do banco traseiro tem um apoio de braço embutido. Os passageiros do banco de trás desfrutam de um bom espaço para as pernas nas laterais.

Bagageiro

A capacidade do porta-malas (de 310 litros) é muito boa e acomoda com folga uma compra de mês de supermercado ou uma bagagem de viagem de férias mais longa. O rebatimento do banco traseiro em 1/3 e 2/3 favorece a flexibilidade no transporte.

Leia mais: Fastback Limited Edition

Foto: Eduardo Aquino

Outro ponto positivo do Yaris XS é a central multimídia Toyota Play+ com tela sensível ao toque de sete polegadas, entrada USB (no console central), e conexão para smartphone e tablets por espelhamento (Android Auto e Apple Car Play).

Analógicos

O quadro de instrumentos tem mostradores analógicos de bom tamanho, que possibilitam ao motorista uma boa visualização. No centro, fica a tela do computador de bordo, que é bem completo, trazendo 12 funções.

Leia mais: Citroën C3 Feel 1.0

Foto: Eduardo Aquino

Um dos principais atrativos dessa versão é o seu pacote de segurança, que inclui sete airbags, assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática; alerta de mudança de faixa e controles de tração e estabilidade.

Conforto

Na lista de itens de conforto, destaque para o controle automático de velocidade, com controle junto ao volante; duas entradas USB traseiras (carregamento) e ar-condicionado automático e digital, que tem filtro anti-pólen e ar quente.

Leia mais: Ford Ranger FX4

Foto: Eduardo Aquino

Nas manobras em vagas apertada e espaços mais reduzidos, o motorista conta com a ajuda da câmera de ré, que gera imagens de boa resolução, retrovisores externos de bom tamanho e assistência elétrica bem calibrada da direção.

Performance

Para extrair uma boa performance do motor 1.5 aspirado, que gera 110cv quando alimentado com etanol, é preciso acionar a tecla Sport, mantendo as rotações do motor em regimes mais elevados.

Leia mais: Peugeot 2008 Style

Foto: Eduardo Aquino

O câmbio é automático de tipo CVT e simula sete marchas. Para um melhor aproveitamento da força do motor, principalmente em acelerações e retomadas de velocidade, é melhor usar as trocas manuais junto ao volante.

Consumo

Outra vantagem do conjunto motor 1.5 e câmbio CVT é o baixo nível de consumo. Também ajudam o motorista nesse objetivo o indicador de direção econômica (Eco Driving) no painel de instrumentos e o modo de seleção de condução Eco.

Leia mais: Chevrolet Equinox RS

Foto: Eduardo Aquino

Com etanol no tanque, ar-condicionado desligado, apenas o motorista e lançando mão de todos esses recursos de economia, o computador de bordo registrou medias em torno de 9,0km/l na cidade e de 11,0km/l na estrada.

O conjunto de suspensão consegue equilibrar bem a estabilidade com o conforto, mas a calibragem é mais voltada para uma tocada mais esportiva, sendo mais firme nas curvas, e algumas imperfeições do piso são transmitidas para o habitáculo.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.496cm³ de cilindrada, Flex, que gera potências de 105cv (gasolina) e de 110cv (etanol) a 5.600rpm e torques de 14,3kgfm (gasolina) e de 14,9kgfm (etanol) a 4.000rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,14m; largura, 1,73m; altura, 1,49m; e entre-eixos, 2,55m

Altura do solo – 15cm

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 15 polegadas, calçadas com pneus 185/60 R15

Carga útil (ocupantes mais bagagem) – 425 quilos

Porta-malas – 310 litros

Tanque – 45 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.125 quilos.

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para motorista), controles eletrônicos de tração e estabilidade, jogo de tapetes de borracha para motorista e passageiro dianteiro, assistência de partida em rampa, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, duas entradas USB traseiras (carregamento), ar-condicionado com filtro antipólen e ar quente, computador de bordo com 12 funções, direção elétrica, faróis de halogênio, indicador de direção econômica (Eco Driving) no painel de instrumentos, luz de condução diurna em LED, modo de seleção de condução Eco/Sport, painel de instrumentos com tecnologia Optitron, acabamento externo preto na coluna central, acabamento interno das portas em tecido, aerofólio traseiro, antena short pole, espelhos retrovisores externos elétricos na cor do carro e pisca integrado, rodas de liga de 15 polegadas, sistema de áudio Central Multimídia Toyota Play+ com tecnologia Harman, tela sensível ao toque de sete polegadas, entrada USB (no console central), Bluetooth e conexão para smartphone e tablets por espelhamento (Android Auto e Apple Car Play); volante com controles de áudio e computador de bordo, assistente de pré-Colisão com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática; câmera de ré, alerta de mudança de faixa, difusores de ar com acabamento na cor prata, maçanetas externas na cor do carro, maçanetas internas com acabamento na cor prata e para-choques dianteiro e traseiro na cor do carro, coluna de direção com regulagem de altura, controle automático de velocidade e “borboletas” junto ao volante para troca de marchas.

Preço – R$ 103.990,00.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!