Pesquisar
Close this search box.

Bares que parecem quintal de casa

Por

Festa junina na Cozinha Barnabé, um bar com cara de quintal de casa.

Desde que inventaram o “Ô DE CASA!”, o mineiro adquiriu o gosto por beber em residência alheia, de preferência sem combinar. Essa informalidade está em todos os nossos hábitos e costumes. E embora sejamos muitas vezes mais fechados e polidos, não abrimos mão do prazer de beber na cozinha “dos otro”. Por isso amamos bares que parecem quintal de casa.

Bares com essa característica atendem esse nosso anseio de invadir um espaço, olhar os interiores, julgar a decoração e ficar ali por horas. É um meio termo entre ficar em casa e sair. Se for parar pra pensar, você está saindo. Mas o auto engano de que aquilo ali é igual a casa da sua avó, contribui para o impulso de enfim levantar da cama e arrumar. Tem gente que sofre tanto desse auto engano que vai de chinelo mesmo. Afinal, está só “indo ali”.

Preparei então uma listinha de bares que tenham essa cara de quintal de casa. Ou mesmo de casa sem quintal, porque o importante aqui é ser casa (e não ser a nossa):

Quintal do Momô – Av. Vênus, 208 – Vale do Sol, Nova Lima

Além de carregar quintal no próprio nome, o bar é literalmente o quintal da casa do Momô. Ele tanto investiu no jardim que acabou atraindo o interesse dos amigos para fazer as resenhas sempre por lá. Foi daí que veio a ideia de montar um bar por ali mesmo, que ganhou até uma extensão de praia depois. Lá você ganha melancia, passa horas sem perceber e tem um atendimento maravilhoso. Não sei porque o Momô não tinha pensado nisso antes, parece que nasceu pra isso! Dá uma olhadinha na resenha que fizemos de lá:

Cozinha Barnabé – R. Ibiá, 354 – Bonfim

Uma casa no Bonfim com quintal maior que ela própria. O terreiro ganhou cores vibrantes e decoração com personalidade. As festas que por lá acontecem são muito gostosas e te fazem esquecer que você está praticamente no centro. A comida é sempre muito boa, com o carro chefe sendo os sanduíches. Nosso preferido é o Barnalove, que tem por estrela o coraçãozinho de frango (mais várias coisas boas). O Barnabé também traz essa vibe de família e tem clientes super fiéis. Dá uma olhada como foi nossa experiência por lá:

Bença Bençoi – R. Diamantina, 492 – Lagoinha

Dizem que a proprietária do imóvel não queria alugar a casa pra ser bar. Tinha preferência por inquilinos que fossem manter o imóvel funcionando como residência. Mas o projeto do Bença era tão legal que ela topou. Muito da casa foi mantido, com destaque para o banheiro cor de rosa. Entre as mesas que se espalham dentro e fora da casa, as que estão justamente no quintal são as que tem maior charme: Mais próximas das bandas que se apresentam por ali e do balcão de drinks “meia kombi”. Também já marcamos presença por lá:

O Quinteiro – R. Salinas, 1008 – Floresta

Um quintal enorme dentro de uma casa colaborativa no Floresta. Pé adentro e você já pensa que por ali cabem uns 10 aniversários ao mesmo tempo. E é isso mesmo que acontece. A casa já é bem conhecida por ser um belo espaço de comemorações e esse ano estreou no Comida di Buteco. Os proprietários são bem criativos e presentes, deixando em quem vai, aquela vontade de voltar. Aprovamos tudo o que comemos por lá, como você pode ver a seguir:

Casa Caiçara – R. Catumbi, 431 – Caiçaras

Esse chalezinho no Caiçara dá vida à Rua Catumbi, que já viveu seus momentos de glória no auge do funcionamento do Campus Catalão da Newton Paiva. E dá vida mesmo, porque é só chegar perto que os muros pintados já chamam sua atenção. Lá você encontra manifestações artísticas e muita música. O quintal é super intimista e também uma ótima opção para comemorações. Além da comida autoral, a casa trabalha com a seleção de cervejas do Saruê e os drinks do Andarilho. Olha como fica o samba por lá e como o bar parece quintal de casa:

Muringueiro – R. Juacema, 416 – Graça

Aqui o quintal é a rua, e o interior da casa é o interior da casa mesmo. Está tudo ali: Aparadores, quadrinhos e mesa de jantar. Impossível não se sentir em casa, ainda mais contando com a presença da Michelle. Ela é uma das proprietárias e dá vida ao bar: Conhece os clientes pelo nome e está sempre com um sorriso no rosto. Outra coisa que chama atenção no Muringueiro é a agenda cultural. A programação conta com a Série A do samba em Belo Horizonte e é impossível ficar parado.

Carne de panela, cerveja e pasteizinhos no maravilhoso Muringueiro.
Carne de panela, cerveja e pasteizinhos no maravilhoso Muringueiro.

Quintal do Degas – Esquina com Rua Quinze de abril, 75 fundos e R. Turvo, 73 – Senhor Dos Passos

O bar foi feito no quintal da casa do Degas, o proprietário. Fica ali pelas divisas de Bonfim e Lagoinha, logo após o escadão virando à esquerda. Ali a atmosfera de casa é mantida pela autenticidade do dono e por como ele fica e deixa os outros à vontade. Você pode dar um pulo na piscina de plástico, palpitar na playlist e interagir com as mesas ao lado. Ali também come-se o melhor torresmo de BH atualmente. Costumo fugir dessas coisas de dizer onde é o melhor de que. Mas nesse caso é verdade. Tá aí um belíssimo exemplar de bar que parece quintal de casa.

Tomando uminha no Quintal do Degas, um bar com cara de quintal de casa.
Tomando uminha no Quintal do Degas, um bar com cara de quintal de casa.

Pedro Costa

Deixou a carreira de gerente comercial para se dedicar totalmente a sua paixão: O universo da gastronomia. À frente de bares e projetos do ramo, é belo-horizontino com o maior orgulho possível, cozinha por gosto e também por obrigação e não dispensa uma boa festa.
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ