BH também é sóbria: o novo movimento sem álcool e o impacto nos bares da capital

BH também é sóbria: o novo movimento sem álcool e o impacto nos bares da capital

03/07/2025 às 11h03 - Atualizado em 03/07/2025 às 17h12

Nunca se viram tantos lançamentos de bebidas sem álcool no mercado: drinks, cervejas, espumantes, vinhos, rótulos tradicionais e novas marcas apostam em versões 0%. O que antes era exceção virou comportamento. Não é uma tendência futura: é o presente.

E os bares precisam estar atentos a essa mudança, pois ela já começou. Muitos já criam, testam e repensam o que é experiência com ou sem álcool. Não se trata apenas de preencher o cardápio, é sobre acolher uma escolha real, um estilo de vida em transformação. Mas nem sempre foi assim.

Durante muito tempo, a cerveja sem álcool foi alvo de certo deboche. Não era tratada como uma opção legítima. Muitas vezes, nem ocupava o mesmo espaço da cerveja comum; ficava esquecida no freezer dos refrigerantes, à temperatura errada ou até mesmo quente. Sem cuidado, sem respeito à experiência que ela também pode proporcionar. Isso ainda acontece em muitos lugares, mas começa a mudar graças a esse movimento. Segundo pesquisas, vem crescendo significativamente no mundo.

Por que isso está acontecendo?

Um estudo do Datafolha revelou que 53% dos brasileiros que consomem bebidas alcoólicas afirmaram ter reduzido o consumo no último ano. A redução foi ainda mais expressiva entre os jovens, com a geração Z apresentando queda notável no consumo.

A pesquisa da Go Magenta aponta a mesma tendência, com muitos jovens buscando alternativas mais saudáveis e equilibradas, segundo a Veja Rio. A conscientização sobre os riscos do álcool e a busca por uma vida mais saudável impulsionam essa mudança de comportamento.

Claro que parte disso é mercado, mas também é comportamento. As pessoas, especialmente os jovens, buscam outro tipo de presença: mais clareza mental, qualidade de vida, bem-estar e equilíbrio entre diversão e saúde.

BH está acompanhando esse movimento?

O Xeque Mate, drink belo-horizontino e orgulho de Minas, já entendeu esse movimento e lançou sua versão sem álcool. Isso surpreendeu quem ainda não percebeu que isso já é uma realidade.

Nessas andanças por bares e após um tempo sem consumir bebidas alcoólicas, percebi que muitos proprietários investem num estoque menor de cervejas zero e, muitas vezes, tratam drinks sem álcool como uma opção kids.

Conversei com Gustavo Catalan, proprietário do Churras, bar e restaurante no bairro Castelo — um empreendedor com espírito marketeiro, que busca se manter atento ao que o seu público precisa e às tendências do mercado. Ao levantarmos essa pauta, ele compartilhou que já possui drinks sem álcool.

“A gente tem opções sem álcool, mas não estamos colocando drink sem álcool no cardápio só para dizer que tem; estamos investindo em uma cartela especial.”

Na minha percepção, por circular por diversos bares, o mercado gastronômico precisa entender esse movimento 0%. Essas opções devem ser escolhas legítimas e não apenas substitutos secundários, porque a falta desse cuidado influencia diretamente a experiência do cliente.

É bonito ver isso em lugares onde o brinde nunca foi só sobre a bebida. Talvez estejamos voltando à essência: estar junto através da comida.

Com a gastronomia que Minas oferece, é possível ser feliz com ou sem álcool. Encontramos muito sabor e verdade em cada esquina. Vejo esse movimento como inclusão. É um convite à presença, à escolha consciente, à liberdade de ser quem se é, sem precisar explicar. Um bar que acolhe também quem não quer beber está mais preparado para o presente e mais aberto ao futuro.

Para uma geração como a minha, que cresceu com o álcool nas rodas, encontros e celebrações, tudo isso pode causar estranheza no começo. Mas basta um olhar mais atento e inclusivo para entender que não se trata de substituir nada. É apenas mais uma forma de brindar. E quanto mais formas de brindar, melhor.

O que você acha desse movimento?




Dayanne Melgaço

Publicitária e gestora de marketing gastronômico, atende bares e empresas do segmento. Apaixonada por empreendedorismo, conexões, uma boa conversa na mesa de bar e comida afetiva

Dayanne Melgaço

Email: [email protected]

Publicitária e gestora de marketing gastronômico, atende bares e empresas do segmento. Apaixonada por empreendedorismo, conexões, uma boa conversa na mesa de bar e comida afetiva

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