As pressões dentro e fora dos gramados, antes, durante e após as partidas, bem como os bastidores da arbitragem foram o tema de uma conversa de quase três horas com Juliano Lopes Lobato e Igor Junio Benevenuto, em nosso canal no YouTube, Prateleira de Cima.
O programa vai ao ar hoje, 12h30, e os dois contam histórias que vão surpreender a quem só acompanha o futebol superficialmente.
Ex-árbitro, Juliano Lopes é o atual presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Mineira de Futebol. Ex-árbitro da FMF, desde 2021, quando sucedeu a Giuliano Bozzano, demitido após o fim do Campeonato Mineiro daquele ano. Também é vereador de destaque em Belo Horizonte.
Benevenuto é árbitro FIFA, há dois meses contratado pela federação dos Emirados Árabes e mora em Dubai, de onde falou conosco, sobre a decisão de se tornar um árbitro exclusivo VAR e optar por viver no exterior, numa região de costumes tão diferentes dos nossos.
Eles falam também de polêmicas que marcaram as suas carreiras no apito e que interferiram de forma direta em suas vidas profissionais e pessoais.
Juliano Lopes, por exemplo, deu detalhes sobre a derrota do Atlético para o Valério, 3 x 2, no Mineirão, com erros posteriormente reconhecidos por ele no apito, que rendeu processo judicial contra Procópio Cardozo e uma guinada na carreira dele como apitador.
Igor Benevenuto deu detalhes de como se safou das ameaças de morte de torcedores do Cruzeiro, após marcar um pênalti para o Atlético, aos 38 do segundo tempo no clássico vencido pelo Galo, de virada.
Eu, o Régis Souto e o Guilherme Veloso batemos este papo com Juliano e Igor, que você poderá conferir a partir das 12h30, hoje, 23 de dezembro e posteriormente no link https://www.youtube.com/@PrateleiradeCimaOficial