Saiba como o VW Polo TSI se saiu em nossa avaliação

Amplo espaço interno tanto para os ocupantes como para as suas respectivas bagagens, bons acertos de direção e suspensão e alguns equipamentos interessantes de série, como controles eletrônicos de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus, sistema de frenagem automática pós colisão e sistema Isofix/Top tether para fixar cadeiras infantis. Esses são os principais atrativos da versão logo acima da opção de entrada do hatch da Volkswagen, que é equipada com motor 1.0 turbo de três cilindros que gera 116cv quando alimentado com etanol e câmbio manual de cinco marchas. O conjunto motor/câmbio não chega a ser destaque, mas consegue dar um bom ritmo ao Polo. Por outro lado, faltam coisas simples, como regulagem da coluna de direção e conta-giros no painel digital.

Foto: Eduardo Aquino

De frente, destaque para a grade vazada, que “une” os dois faróis em LED com luzes de condução diurnas, e a grande tomada de ar inferior na cor preta. Por ser um pouco baixa, a frente raspa em entradas e saídas de rampas mais inclinadas.

De perfil

Nas laterais, chamam a atenção as molduras dos vidros na cor preta, as capas dos retrovisores e maçanetas das portas na cor da carroceria e as rodas de liga de 15 polegadas que têm um desenho mais elegante.

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Foto: Eduardo Aquino

As lanternas com desenho bem estilizado e lentes escurecidas e o símbolo da VW com o miolo na cor preta dão um toque de esportividade à traseira do Polo. Também se sobressai o para-choque com vários recortes e inserto na cor preta.

Acabamento

Embora com a presença de alguns plásticos duros, o acabamento interno é de boa qualidade e passa uma boa impressão. O tecido de revestimento dos bancos é de bom gosto e compatível com o nosso clima tropical.

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Foto: Eduardo Aquino

Um dos pontos positivos do Polo é o seu amplo espaço interno, que acomoda com conforto quatro adultos e uma criança (no meio do banco de trás), com um bom espaço para as pernas de quem senta no banco traseiro.

Espaço interno

O espaço do porta-malas (de 300 litros) também é digno de elogio, pois acomoda bem uma bagagem de uma viagem longa de férias. Falta apenas que o encosto do banco traseiro seja rebatível em 1/3 e 2/3 para o transporte misto de passageiro e carga.

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Foto: Eduardo Aquino

Todo digital, o quatro de instrumentos possibilita boa visualização pelo motorista, incluindo as informações vindas do computador de bordo. Mas peca pela falta de conta-giros, que é muito útil para a troca de marchas.

Posição de dirigir

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta apenas com a regulagem de altura do seu banco – ainda bem que o ajuste é milimétrico -, pois a coluna de direção não tem ajustes nem de altura e nem de distância.

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Foto: Eduardo Aquino

De base achatada, o volante tem boa pega e abriga comandos do sistema de áudio, computador de bordo e do sistema multimídia, que tem tela sensível ao toque e que está bem integrada ao painel em moldura preto brilhante.

Conforto

A lista de equipamentos é bem acanhada, mas entre os itens de conforto, destaque para os bancos que apoiam bem o corpo e as pernas, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen e tomadas USB do tipo “C”.

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Foto: Eduardo Aquino

Entre os equipamentos de segurança, merecem destaque os controles eletrônicos de tração e estabilidade, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, monitoramento da pressão dos pneus e sistema de frenagem automática pós-colisão.

Manobras

Para sair de vagas apertadas e em subidas, o motorista conta com a boa calibragem elétrica da direção, que fica bem macia nas manobras, e sensores de estacionamento traseiro e assistente de partida em rampa.

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Foto: Eduardo Aquino

O motor 1.0 turbo de três cilindros, que gera 116cv quando abastecido com etanol, não se destaca pela performance, como no caso do motor 200Tsi, mas dá conta do recado. As acelerações e as retomadas de velocidade são mais comedidas.

Consumo

Por outro lado, o nível de consumo é baixo tanto na cidade como na estrada. Com etanol no tanque, apenas o motorista e ar desligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 9,2km/l na cidade e de 12,6km/l na estrada.

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Foto: Eduardo Aquino

Com engates macios e precisos e relações de marcha bem escalonadas, sem “ buracos” (quedas de rotações), o câmbio manual consegue trabalhar em sintonia fina com o motor, aproveitando bem toda a sua força.

A suspensão tem bom acerto e consegue equilibrar bem conforto e estabilidade, conseguindo filtrar bem as imperfeições do piso e transmitir segurança ao motorista naquelas curvas mais fechadas, sem causar sustos.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, turbo, flex, que gera potências de 109cv (gasolina) a 5.000rpm e de 116cv (etanol) entre 4.500rpm e 6.000rpm e torques de 16,8kgfm (gasolina) entre 1.750rpm e 4.500rpm e de 16,8kgfm (etanol) entre 1.750rpm e 4.250rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,07m; largura, 1,75m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,56m

Altura do solo – 15,3cm

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 15 polegadas, calçadas com pneus 185/65 R15

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 398 quilos

Porta-malas – 300 litros

Tanque – 52 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.112 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Assistente de partida em rampa, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, banco traseiro com encosto rebatível, controles eletrônicos de tração e estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), direção elétrica, faróis de LED com luz de condução diurna de LED integrada, sistema Isofix/Top tether para fixar cadeiras infantis, maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do veículo, painel de instrumentos digital de oito polegadas, para-choques dianteiro e traseiro na cor do veículo, revestimentos dos bancos em tecido, rodas de liga de 15 polegadas, sensores de estacionamento traseiros, sistema de som touchscreen “Composition Touch” com App-connect, monitoramento da pressão dos pneus, sistema de frenagem automática pós colisão, tomadas USB tipo C e volante multifuncional.

Preços – R$ 95.990,00. Com pintura metálica (R$ 1.650,00), sobe para R$ 97.640,00.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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