Web ou loja: chega a BH empresa internacional que mistura venda e compra de carros seminovos de forma híbrida

Kavak BH
Kavak inaugurada em BH fica no Barreiro (Foto: Kavak/Divulgação)

Experiências mal sucedidas durante a compra de carros usados serviram de incentivo para que três jovens, com espírito empreendedor, percebessem que poderiam fazer algo diferente e eficiente no segmento do comércio de veículos. Isso foi em 2016, no México, quando surgiu a ideia de criar a start-up Kavak. Modelo de negócio considerado inovador possibilita a experiência híbrida de compra e venda de carros, pois mistura virtual com presencial.

Cabines de atendimento Kavak
Apresentação da empresa é feita em cabines no showroom (Foto: Kavak/Divulgação)

O empreendimento deu certo na América do Norte e, em 2020, os fundadores Roger Laughlin, Carlos e Loreanne Garcia Ottati decidiram ampliá-lo para a Argentina. Em 2021, migrou para o Brasil, primeiro em São Paulo e depois no Rio. Em 2022, a Kavak chegou a Belo Horizonte, no sexto andar do ViaShopping, na região do comércio do Barreiro.

Hoje são, ao todo, 25 showrooms da empresa espalhados pelos principais shoppings centers da capital e região de São Paulo, as cidades do interior Campinas e Sorocaba, e capital carioca.

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Com isso, a empresa marca território nos três principais mercados do País. BH, em especial, possui uma das maiores médias de veículos por habitante no Brasil – um para cada dois habitantes.

O cofundador e CEO da Kavak no Brasil, Roger Laughlin, explica que a chegada na Grande BH representa um passo importante na estratégia de se aproximar ainda mais do consumidor brasileiro.

“O negócio da Kavak é 30% compra e venda de carros e 70% soluções que são pensadas para apoiar nossos clientes, e a nossa missão é que todos se sintam seguros em realizar a compra ou venda de um carro usado pela Internet”, observa.

Cofundador e CEO da Kavak no Brasil, Roger Laughlin
Cofundador e CEO da Kavak no Brasil, Roger Laughlin: chegada à Grande BH representa um passo importante na estratégia de se aproximar ainda mais do consumidor brasileiro (Foto: Kavak/Divulgação)

Plataformas

Isso significa que a procura pelo carro, no banco de dados da Kavak, é pela web. A compra e a venda podem ser feitas totalmente on-line, pelo site ou aplicativo no celular, mas o carro pode ser retirado ou entregue na casa do cliente, se ele preferir.

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O espaço tem capacidade para mais de 1 mil carros seminovos. Para esta fase de inauguração, são 500 modelos disponíveis, todos com garantia de dois anos, Mas há um catálogo virtual de veículos estendido, com mais de 5 mil seminovos recondicionados e aptos para a venda, atualmente em showrooms da Grande São Paulo e que podem atender à demanda mineira. Um caminhão reboque plotado com a marca da Kavak faz as entregas de forma personalizada.

Outro serviço oferecido é que o proprietário de um veículo com até 10 anos de fabricação pode vendê-lo para a Kavak e, em questão de minutos, fazer um orçamento on-line e agendar a inspeção do veículo em um dos showrooms ou em seu domicílio. O pagamento é feito no mesmo dia. 

caminhão delivery Kavak
Caminhão plotado faz a entrega na casa do cliente, caso desejar (Foto: Kavak/Divulgação)

Devolução garantida

Outra inovação destaca pela Kavak é baseada no chavão “satisfação garantida ou seu dinheiro de volta”, slogan da loja de departamento norte-americana Sears que marcou presença no Brasil nos anos 1970. É que existe a possibilidade de devolução do veículo em até sete dias ou até 300 quilômetros rodados, caso o automóvel não corresponda às expectativas do cliente.

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Ainda de acordo com o executivo, a transferência de documentação tem apoio da empresa, que providencia toda parte burocrática, a ponte com instituições bancárias para financiamentos, avalia a documentação do veículo e disponibiliza o serviço notarial com um representante de cartório parceiro para a assinatura do documento no dia da retirada do veículo.

Inspeção dos carros vendidos
Carros passam por inspeção e revisão nas unidades da Kavak antes de serem disponibilizados para a venda (Foto: Kavak/Divulgação)

Algoritmo próprio

Os preços são considerados competitivos e utilizam um algoritmo próprio da Kavak, ou seja, nada de tabela Fipe – a mais usada no mercado de veículos no País. Portanto, o valor descrito no site é aquele e ponto final. Nada de barganhas.

Roger Laughlin garante que a negociação é feita sem burocracias e a empresa busca oferecer uma transação fácil, segura e rápida.  “Essa experiência híbrida de compra e venda atende a todos os perfis de clientes, com revisões e garantias que não existam no setor, até a criação da empresa”, explica.

Texto: Luís Otávio Pires

Serviço

  • Kavak Belo Horizonte
  • Onde: ViaShopping – Lado B, Piso P6; Av. Afonso Vaz de Melo, 465, Barreiro
  • Para acessar: www.kavak.com.br

Acesse: www.aceleraai.com.br

Acelera Airedacao@aceleraai.com.br

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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