Com baixa nos estoques, Hemominas convoca doadores de sangue O negativo

doação de sangue
A baixa dos bancos desse tipo de sangue chega a 45% em toda a rede (Adair Gomez/Agência Minas)

Com baixa no estoque, a Fundação Hemominas volta a convocar doadores voluntários a comparecerem às unidades de doação de sangue. O agendamento pode ser feito de forma online pelo site do Governo de Minas ou pelo aplicativo MG App – Cidadão.

A fundação reforça a necessidade de doações de tipos sanguíneos, mas, em especial, os do tipo O negativo. A queda dos estoques desse tipo de sangue chega a 45% em toda a rede.

Pessoas com sangue O negativo são consideradas doadoras universais, ou seja, podem doar seu sangue para todos os pacientes. Por esse motivo, esse tipo sanguíneo é o mais utilizado no atendimento de casos de urgências e emergências.  

Quem pode doar?

Entre os requisitos básicos para ser um doador de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e mais de 50 kg; A fundação também pede que o voluntário esteja descansado e alimentado no momento da doação. No momento, é necessário apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação que foram infectados por coronavírus, após diagnóstico clínico ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação. Já as pessoas que tiveram contato com alguém que apresentou diagnóstico clínico ou laboratorial de Covid-19 são consideradas inaptas pelo período de 14 dias.

Devido à pandemia, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deve aguardar 30 dias após recuperação para doar.

De olho no cartão de vacina

A vacinação contra a Covid-19 também impacta o comparecimento de doadores nas unidades, já que existe um período de inaptidão após cada dose. Esse prazo depende do imunizante recebido. Para as vacinas disponíveis até o momento, os prazos são:

  • Coronovac (Sinovac): 48h
  • AstraZeneca (Fiocruz): 7 dias
  • Pfizer (BioNTech): 7 dias
  • Janssen-Cilag: 7 dias
  • Sputnik V: 7 dias
  • Covaxin (Bharat Biotech): 48h
  • Moderna: 7 dias

No caso da vacina contra a gripe, o prazo de espera para doação de sangue é de 48h após aplicada a imunização. Todas as condições e restrições para doação estão descritas no site da Fundação Hemominas.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis
Larissa Reislarissa.reis@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Comentários