Com baixa de mais de 60% nos estoques, Hemominas volta a convocar doadores de sangue

doação de sangue
Com a baixa, o instituto alerta para o risco de desabastecimento de sangue em Minas (Adair Gomez/Hemominas)

A Fundação Hemominas registrou uma queda de 63% nos estoques de sangue do tipo O positivo e de 53% nos grupos negativos. Com a baixa, o instituto alerta para o risco de desabastecimento de sangue em Minas. Para reverter este cenário, o caminho é um só: doação. Ela pode ser agendada pelo site ou pelo aplicativo MGapp – Cidadão.

A rede é responsável por cerca de 95% da cobertura hemoterápica em Minas Gerais, relativa a procedimentos vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde). Com isso, a Hemominas abastece aproximadamente 600 entidades conveniadas, incluindo hospitais públicos, filantrópicos e particulares, alcançando cerca de 800 municípios, direta ou indiretamente.

Nos ambulatórios são atendidos cerca de oito mil pacientes hematológicos que dependem de transfusão sanguínea para sobreviver.

Impactos da falta de sangue

No Complexo Hospitalar de Contagem, por exemplo, a escassez de alguns hemocomponentes (hemácia, plaquetas, plasma) pode comprometer o atendimento dos paciente internados e também a assistência às pessoas que chegam nas urgências. Os pacientes que precisam ser submetidos a cirurgias eletivas também podem ser prejudicados pela falta de sangue nos estoques.

“Em sessenta dias conseguimos reorganizar as salas cirúrgicas, restabelecer o fornecimento de materiais e medicamentos, fechar novo contrato de OPME (órteses, próteses e materiais especiais), entre outros. Estamos prontos para atender os pacientes. Mas, infelizmente, mesmo com o Bloco Cirúrgico reorganizado, não temos como reiniciar as cirurgias no ritmo ideal. Não temos sangue suficiente”, lamenta Olívia Bonfim, diretora do Hospital Municipal de Contagem.

Quem pode doar?

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. No dia agendado para a doação, é preciso estar descansado e alimentado, além de apresentar documento original e oficial com foto.

Os voluntários que tenham sido infectados pelos vírus da Ccovid-19 ficam inaptos durante 30 dias após a completa recuperação. Já aqueles que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico da doença são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

A Hemominas recomenda que o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deve aguardar 30 dias após a recuperação para doar.

Vacinas

A vacinação contra a Covid-19 também impacta o comparecimento de doadores nas unidades, já que existe um período de inaptidão após cada dose. Esse prazo depende do imunizante recebido. Para as vacinas disponíveis até o momento, os prazos são:

  • Coronovac (Sinovac): 48h
  • AstraZeneca (Fiocruz): 7 dias
  • Pfizer (BioNTech): 7 dias
  • Janssen-Cilag: 7 dias
  • Sputnik V: 7 dias
  • Covaxin (Bharat Biotech): 48h
  • Moderna: 7 dias

Todas as condições e restrições para doação de sangue estão descritas no site da Hemominas.

Com Agência Minas

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!