Comércio de BH poderá funcionar normalmente no feriado de Corpus Christi

comércio funciona no feriado bh
Para o funcionamento, a prefeitura estipulou o cronograma (Amanda Dias/BHAZ)

Comerciantes de Belo Horizonte poderão trabalhar normalmente no próximo feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira (3). A CDL/BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte) informou que, entretanto, os lojistas precisarão seguir o horário de funcionamento estipulado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte).

De acordo com a CDL, a manutenção do funcionamento do comércio foi possível graças ao Segundo Termo Aditivo à Convenção Coletiva do Comércio de Belo Horizonte 2021/2022. De acordo com determinação do Executivo municipal, as atividades comerciais devem seguir o seguinte cronograma:

  • Comércio varejista não contemplado na fase de controle: Segunda-feira a sábado, entre 9h e 20h
  • Comércio atacadista da cadeia de atividades do comércio varejista autorizada a funcionar, exceto comércio atacadista de recicláveis: Segunda-feira a sábado, entre 5h e 17h
  • Atividades autorizadas em funcionamento no interior de galerias de lojas e centros de comércio: Segunda-feira a sábado, entre 9h e 20h
  • Atividades autorizadas em funcionamento no interior de shopping centers: Segunda-feira a sábado, entre 10h e 21h
  • Atividades no formato drive-in: Segunda-feira a sábado, entre 14h e 23h59min
  • Serviços de alimentação, para consumo no local: Restaurantes, cantinas, sorveterias, bares e similares: segunda-feira a sábado, entre 11h e 16h. Não há restrição de dia e horário para a entrega em domicílio e retirada
  • Comércio de alimentos em veículo automotor: Segunda-feira a sábado, entre 11h e 16h

Reabertura em BH

Em meados de abril, a PBH já havia permitido a retomada das atividades na capital após um mês de portas fechadas. Desde então, ficou permitido o funcionamento de vários setores do comércio não essencial – como academias e bares e restaurantes com venda de bebidas alcoólicas.

Na ocasião, Kalil havia garantido que, caso os indicadores de risco da Covid-19 continuassem registrando queda, como era esperado pela administração municipal, outras liberações deveriam acontecer ao longo das semanas seguintes (leia aqui).

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!