Como votar nas eleições municipais

cabine votação eleição como votar nas eleições municipais
Você já sabe como votar nas eleições municipais? (Elza Fiúza/Agência Brasil)

A definição dos prefeitos e vereadores que comandarão as cidades pelos próximos quatros anos está próxima! Neste ano, a disputa eleitoral sofreu uma série de modificações para evitar o contágio do novo coronavírus. Sendo assim, várias dúvidas surgem nos eleitores. Como votar nas eleições municipais? O que levar? Quais cuidados o eleitor deve tomar na hora de exercer a cidadania? Veja todas as respostas aqui!

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou o Plano de Segurança Sanitária com as recomendações necessárias para os dias das eleições. Conforme definido pelo tribunal, o primeiro turno será em 15 de novembro e no dia 29 do mesmo mês acontecerá o segundo turno. Entre as medidas estão o uso de máscara, de álcool em gel nas seções e a distância entre eleitores e mesários.

Nas eleições deste ano, como citado, os eleitores vão votar para dois cargos: vereador e prefeito. A colinha, aquele papel com o número dos candidatos, deve ser levado para o local de votação. A finalidade é que os eleitores não esqueçam os números dos candidatos escolhidos afinal são muitos números e as pessoas podem se confundir. Confira como votar na urna eletrônica:

  • Vereador – cinco dígitos
  • Prefeito – dois dígitos

Após digitar os números dos candidatos no teclado da urna, na ordem citada, se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde “Confirma”. É simples assim e a cidadania estará exercida.

Recomendações aos eleitores

Confira o passo a passo orientado aos eleitores pelo TSE:

  • Uso de máscara obrigatório;
  • Antes de sair de casa verifique o local de votação, pois algumas seções eleitorais foram mudadas. A checagem por ser feita pelo aplicativo e-Título ou pelo portal do TSE;
  • Levar a própria caneta para que possa assinar o caderno de votação e os números dos candidatos (vereador e prefeito) para conferir na urna eletrônica;
  • Documento oficial com foto;
  • De preferência, não levar crianças nem acompanhantes para a seção eleitoral;
  • Manter distância mínima de um metro de outras pessoas na fila a fim de evitar contato físico e
  • A eleição terá uma hora a mais de duração e acontecerá das 7h às 17h. Apesar disso, o horário das 7h às 10h é preferencial para maiores de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votarem, entretanto é solicitado que compareçam a partir das 10h.

O eleitor deve permanecer em casa, se apresentar febre ou qualquer outro sintoma do novo coronavírus, por exemplo. O cidadão poderá usar o aplicativo e-Título para fazer a justificativa. A finalidade é evitar aglomerações nos locais de votação. Desse modo basta utilizar a funcionalidade “Justificativa Eleitoral”.

Quem não tiver acesso a smartphone e internet poderá comparecer à qualquer seção eleitoral.

orientações tse como votar nas eleições municipais
TSE divulgou como votar nas eleições municipais (TSE/Divulgação)

Mesários

Os mesários também deverão seguir uma série de medidas sanitárias. A troca das máscaras descartáveis, por exemplo, acontecerá a cada quatro horas. Além disso, os mesários vão ficar a um metro de distância dos eleitores nas seções eleitorais. Veja as orientações:

  • Se tiver febre no dia da votação ou se teve Covid-19 nos 14 dias antes da eleição, deverá ficar em casa;
  • No transporte até o local de votação, mantenha distância mínima de 1 metro e evite veículos cheios a fim de evitar a contaminação;
  • Mantenha distância mínima de 1 metro dentro dos locais de votação;
  • Use máscara desde o momento que sair de casa até a volta;
  • Use protetor facial durante todo o tempo nos locais de votação;
  • Não se alimente, beba ou faça qualquer atividade que exija retirada da máscara. Apenas faça isso em locais definidos pelo TRE;
  • Limpe as mãos com álcool em gel;
  • Se precisar sair da seção, ao retornar limpe sua mesa e cadeira com álcool em spray;
  • Quando o eleitor exibir o documento oficial esticando o braço. Verifique à distância, sem encostar em nada;
  • Se houver dúvida na identificação, peça para o eleitor se afastar dois passos para trás e abaixar brevemente a máscara e
  • Borrife álcool na caneta de uso comum após o uso de cada eleitor.
dicas mesários TSE
Tribunal listou dicas que devem ser seguidas pelos mesários (Reprodução/TSE)

Para ler o Plano de Segurança Sanitária para as eleições municipais clique aqui.

Com TSE

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!