Covid-19: Por erro no sistema, Minas não registra novas mortes há 3 dias

ambulância maca vazia bh
Problema no banco de dados federal interferiu nas atualizações em Minas (Amanda Dias/BHAZ)

Atualização às 18h03 do dia 9/11/2020: Esta reportagem foi atualizada para incluir o posicionamento enviado pela SES-MG.

Minas Gerais não teve nenhum registro de mortes causadas por Covid-19 desde a última sexta-feira (6). A novidade, contudo, não é um motivo para comemorações. A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) explicou que a falta de novos óbitos se deu por causa de um problema técnico no sistema de registros do Ministério da Saúde.

De acordo com a secretaria, houve um “incidente” nas páginas online do DataSUS, o sistema de informação mantido pelo governo federal, e, por isso, as atualizações oficiais diárias – divulgadas em informes epidemiológicos – foram afetadas. “A questão está sendo tratada pela equipe do DataSUS, para que as páginas sejam restabelecidas”, disse a pasta, em nota (leia na íntegra abaixo).

A SES-MG esclareceu ainda que a falta de atualizações no sistema do Ministério da Saúde não afetou “os dados nem os servidores da pasta, que estão preservados pelas medidas de segurança adotadas”. “A SES reforça que assim que o sistema do MS voltar ao normal, os dados referentes aos óbitos confirmados pela doença em Minas Gerais, serão atualizados e divulgados”, finalizou o comunicado.

Ruído

Apesar de a divulgação dos informes epidemiológicos ter sido prejudicada pelo problema no sistema nacional, há ainda uma inconsistência entre as informações divulgadas pelo próprio Governo de Minas em duas datas diferentes – sexta (6), quando teria sido feita a última atualização oficial, e hoje (9).

De acordo com o informe epidemiológico e com o painel de monitoramento da Covid-19 – ambos de responsabilidade do estado e com atualização mais recente feita hoje – Minas já acumula 9.204 mortes por Covid-19 – cinco a mais do que as 1.199 divulgadas na sexta.

O BHAZ procurou a SES-MG para entender o que pode ter causado a diferença nos números do estado. Em nota, a secretaria respondeu que o aumento foi influenciado por um “boletim epidemiológico resumido” que é publicado aos sábados. “Na sexta-feira, apesar dos sistemas do Ministério da Saúde já apresentarem problemas técnicos, foi possível realizar a análise parcial dos dados e identificar o registro de cinco novos óbitos”, disse.

A SES-MG também reforçou que, assim que o sistema do Ministério da Saúde for reestabelecido, os dados referentes aos óbitos confirmados pela doença em Minas Gerais serão atualizados e divulgados.

Nota da SES-MG na íntegra

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que há três dias o número de casos de óbitos confirmados para Covid-19 permanece o mesmo, sem atualizações, devido a um incidente ocorrido nas páginas web do sistema de Informação do SUS, de acordo com o Ministério da Saúde (MS).  A questão está sendo tratada pela equipe do DataSUS, para que as páginas sejam restabelecidas. Não foram afetados os dados nem os servidores da pasta, que estão preservados pelas medidas de segurança adotadas. A SES reforça que assim que o sistema do MS voltar ao normal, os dados referentes aos óbitos confirmados pela doença em Minas Gerais, serão atualizados e divulgados.

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!