Inauguração de bar com 200 pessoas é interrompida em Contagem

bar eldorado
Estabelecimento estava sendo inaugurado (Reprodução/Prefeitura de Contagem)

Uma denúncia de aglomeração de pessoas levou a Guarda Municipal de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, a interditar um bar que tinha mais de 200 clientes na noite dessa sexta-feira (11). O estabelecimento estava sendo inaugurado e desrespeitava as normas sanitárias de prevenção ao coronavírus. O comércio não tinha documentação para funcionamento.

Em nota, a Prefeitura de Contagem informou ao BHAZ que o grande número de pessoas fez com que elas ficassem na rua, “interrompendo o trânsito e colocando a vida delas e de terceiros em risco”. A denúncia foi recebida durante ronda da Patrulha Pacto pela Vida.

No bar foi constatada a falta do uso de máscara, som alto, além da aglomeração. “Os fiscais da prefeitura também verificaram que o estabelecimento não possuía documentação para funcionamento. Foi realizada uma notificação e o som embargado”, informou.

Os guardas permaneceram no bairro Eldorado por uma hora e só foram embora quando os clientes se dispersaram.

bar interditado
Clientes estavam no meio da rua quando fiscalização chegou (Reprodução/Prefeitura de Contagem)

Denuncie

Após a fiscalização, o bar foi embargado e está impedido de funcionar. A prefeitura ressaltou que isso aconteceu devido à denúncia feita pela população e pediu para que isso continue.

“A Patrulha Pacto pela Vida reforça a importância das denúncias, pela população, de desrespeito às regras em vigor no município durante a pandemia, que podem ser feitas anonimamente por meio da Central 153”, afirmou.

bar 200 clientes
Fiscalização só foi embora quando todos os clientes se dispersaram (Reprodução/Prefeitura de Contagem)

Flexibilização

Bares e restaurantes estão autorizados a funcionarem até às 23h na cidade da Grande BH. Decreto assinado pela prefeita Marília Campos (PT) autorizou a extensão do horário. O documento foi publicado no Diário Oficial do Município na última quinta-feira (10).

O Executivo municipal vai observar os impactos pelos próximos dias. “Vamos ampliar o horário de funcionamento para às 23h e avaliar como ficam os indicadores em até 15 dias. É um trabalho conjunto com o segmento, de responsabilidades compartilhadas, para nos ajudar quanto à fiscalização de quem descumpre os protocolos”, disse a prefeita.  

Os protocolos sanitários de distanciamento social, mesas com até quatro pessoas, uso de máscara e álcool em gel precisam ser respeitados. Além disso, a prefeita determinou que os estabelecimentos tenham afixados um comunicado visível aos clientes sobre o horário de funcionamento permitido, conforme o decreto municipal.  

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!