Covid-19: Kalil garante início de vacinação logo após começo em SP

kalil vacina
Prefeito garantiu início da vacinação pelos profissionais da saúde (Amanda Dias/BHAZ + Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Um dia após confirmar a compra de doses da vacina Coronavac, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), afirmou que a vacinação na capital mineira vai começar logo depois que o mesmo ocorrer em São Paulo. O chefe do Executivo municipal esteve com o governador João Doria (PSDB) e um acordo foi firmado. Os profissionais da saúde serão os primeiros imunizados em BH.

“Se São Paulo começar a vacinar, seja por ordem da Justiça, seja por ordem da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na segunda, nós começamos na terça. São 400 mil doses só para o pessoal da saúde. Mandei separar para comprar vacina e proteger o pessoal da saúde na primeira etapa”, disse o mandatário em entrevista à Itatiaia.

“Vai ser [vacinação] dentro dos hospitais, seja público ou privado”, detalhou. Apesar do acordo firmado para adquirir a vacina produzida pela Sinovac e pelo Instituto Butantan, Kalil afirmou que “o plano A é o governo federal comprar e distribuir”.

Pfizer

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) também tem um acordo firmado com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) para armazenar a vacina da Pfizer. O imunizante necessita ficar em temperatura inferior a -70ºC. “Se for a [vacina] da Pfizer, Belo Horizonte já tem 15 super freezers separados. Podemos armazenar hoje um milhão de doses de vacina da Pfizer”, destacou.

Pandemia em BH

De acordo com o Boletim Epidemiológico e Assistencial dessa terça (15), Belo Horizonte tem 58 mil casos confirmados de Covid-19 e 1.753 mortes. O número de pacientes recuperados alcançou a marca de 54.006 e aqueles em acompanhamento, 2.241. Os três indicadores de monitoramento da pandemia segue em alerta, na cor amarela. O número médio de transmissão por infectado (RT) está em 1,05.

Os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratar o novo coronavírus estão com 59,1% de ocupação e os de enfermaria, 52,3%. A regional Noroeste concentra o maior número de mortes com 227 vítimas, na sequência aparecem Nordeste e Oeste, com 208.

indicadores pandemia
Indicadores de monitoramento da pandemia na capital mineira (Reprodução/PBH)

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas
Vitor Fórneasvitor.forneas@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde maio de 2017. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas pelo prêmio CDL.

OLHO NA DICA PARA ECONOMIZAR

Na sede do BHAZ, economizamos todos os meses na conta de energia por meio de uma operação regulamentada pela ANEEL e ainda desconhecida por muitos consumidores. E o melhor: não tivemos nenhum custo extra para ter acesso a esse desconto. Por isso, damos esta dica para quem mora em qualquer cidade de Minas Gerais.

Sua conta de luz pode ficar até 15% mais barata com a Metha Energia. Faça agora seu cadastro, é 100% DIGITAL e GRATUITO. Clique no botão abaixo e simule direto seu desconto mensal. Caso queira saber mais sobre a tecnologia, leia este conteúdo que explica em detalhes a operação.

Comentários