Covid-19: Minas divulga calendário de vacinação para adultos; veja datas

vacina covid
Cumprimento depende do envio de doses do governo federal (Tânia Rêgo/Agência brasil)

O Governo de Minas pretende vacinar toda população de até 18 anos com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 até o mês de outubro. A informação havia sido adiantada pelo governador Romeu Zema (Novo) e foi confirmada pelo secretário Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, em entrevista coletiva, nesta terça-feira (15).

O gestor da pasta informou que o calendário de vacinação foi elaborado com base na expectativa de doses a serem enviadas pelo Ministério da Saúde para Minas Gerais. Veja os meses de imunização para cada faixa etária:

  • Entre 55 a 59 anos – Junho
  • Entre 50 a 54 anos – Julho
  • Entre 35 a 49 anos – Agosto
  • Entre 25 a 34 anos – Setembro
  • Entre 18 a 24 anos – Outubro

O secretário destacou que a velocidade de vacinação pode variar em cada cidade. “Alguns vão começar antes e outros depois. Em junho, algumas cidades conseguem vacinar abaixo de 55 anos. A expectativa é que [a imunização com a 1ª dose] aconteça dessa forma, lembrando que estamos condicionados à distribuição de vacinas [por parte do governo federal] e isso pode ser atrasado ou adiantado”.

A expectativa é de que o Ministério da Saúde distribua 38 milhões de doses em junho, 35 milhões em julho, 68 milhões em agosto, 62,5 milhões em setembro e 65 milhões em outubro. Com base nestas informações que o calendário foi traçado. Minas deverá receber 10% do total estimado para cada mês.

Eficácia

Durante a coletiva, Baccheretti ressaltou que “todas as vacinas são eficazes”. “Nossa imagem de esperança mostra que percebemos redução de óbitos nas idades já vacinadas, especialmente com segunda dose. As vacinas utilizadas foram Coronavac e AstraZeneca para tirar qualquer dúvida das eficácias”.

Ainda sobre vacina, Minas deve receber 300 mil doses do imunizante da Janssen, o de dose única, e ela será enviada para todas as cidades do estado. Isso será possível, segundo o secretário, pelo fato dela “não precisar de temperaturas extremamente baixas”.

“Todos os municípios vão receber e a imunidade, segundo estudos, acontecer entre duas a três semanas de aplicação”, disse.

Covid em Minas

O Boletim Epidemiológico de hoje informa que Minas tem 1.694.681 casos confirmados e 43.206 mortes. Nas últimas 24 horas foram acrescentados 9.719 diagnósticos e 52 óbitos. Segundo o secretário, 169 pacientes aguardam vagas em leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A região Sul do estado está em uma “situação crítica e preocupante”, conforme informou Baccheretti. Por lá, 45 pessoas aguardam vaga na terapia intensiva. O informe epidemiológico pode ser visto clicando aqui.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!