Covid-19: PBH faz acordo com Butantan e UFMG para vacinar população

vacina
Prefeitura firmou acordo para vacinar população (FOTO ILUSTRATIVA: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) informou, nesta quarta-feira (9), que um acordo foi firmado com o Instituto Butantan, em São Paulo, para imunizar a população da capital mineira contra o novo coronavírus com a vacina Coronavac. A vacinação acontecerá assim que o imunizante for aprovado. O Executivo municipal destacou que tem à disposição três “super-freezers” para armazenar a vacina da Pfizer, caso necessário.

De acordo com a prefeitura, a expectativa é poder contar com o Plano Nacional de Imunização, coordenado pelo Ministério da Saúde. Apesar disso, caso as vacinas do Butantan ou da Pfizer estejam disponíveis primeiro, a PBH conta com parcerias para iniciar a imunização dos grupos de risco o quanto antes. A vacina Coronavac é produzida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kali (PSD), já havia afirmado que a prefeitura está preparada para comprar a vacina “que vier”, pois há dinheiro em caixa. “A prefeitura se armou para comprar vacinas, se for necessário. Temos dois milhões de seringas estocadas, e, seja a vacina qual for, nós temos dinheiro. A que vier nós compramos. Não há risco da população ficar sem vacina”, garantiu o prefeito em entrevista no dia 25 de novembro.

A vacinação em Belo Horizonte vai seguir critérios de prioridade definidos pela SMSA (Secretaria Municipal de Saúde). Com relação aos freezers para armazenar a vacina da Pfizer, a PBH destaca que eles foram colocados à disposição graças à parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Pandemia em BH

O número de infectados pelo novo coronavírus na capital mineira é de 56.106, e o de mortos 1.698. A quantidade de pacientes recuperados chegou a 52.024, enquanto os em acompanhamento está em 2.384. Atualmente, a capital mineira registra 54,5% de ocupação nos leitos de UTI e 47,9% nos de enfermaria.  Os dados são do Boletim Epidemiológico e Assistencial da PBH de segunda-feira (7). Uma nova edição será publicada ao longo da tarde.

indicadores PBH
Indicadores da pandemia na capital mineira (Reprodução/PBH)

Com PBH

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas
Vitor Fórneasvitor.forneas@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde maio de 2017. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas pelo prêmio CDL.

OLHO NA DICA PARA ECONOMIZAR

Na sede do BHAZ, economizamos todos os meses na conta de energia por meio de uma operação regulamentada pela ANEEL e ainda desconhecida por muitos consumidores. E o melhor: não tivemos nenhum custo extra para ter acesso a esse desconto. Por isso, damos esta dica para quem mora em qualquer cidade de Minas Gerais.

Sua conta de luz pode ficar até 15% mais barata com a Metha Energia. Faça agora seu cadastro, é 100% DIGITAL e GRATUITO. Clique no botão abaixo e simule direto seu desconto mensal. Caso queira saber mais sobre a tecnologia, leia este conteúdo que explica em detalhes a operação.

Comentários