Covid em BH: Ocupação de UTIs volta a cair, mas indicadores seguem em alerta

mulher andando na pampulha
O fator Rt, que mede a transmissão da Covid-19 na cidade, se manteve estável desde sexta (Amanda Dias/BHAZ)

A taxa que mede a ocupação de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) em Belo Horizonte voltou a cair. Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) nesta segunda-feira (19), a capital tem 64,9% das UTIs ocupadas. Na sexta-feira (16), quando foi divulgado o último balanço, o número alcançou 66,8%, maior percentual registrado no mês de julho.

Também em queda, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria registrou 51,8% nesta segunda. Na divulgação anterior, o número estava em 53%.

Já o fator Rt (número médio de transmissão por infectado) se manteve estável em 1,04 desde sexta-feira. O indicador está no nível amarelo, considerado de risco moderado pelos especialistas, desde o dia 13 de julho. Nos últimos cinco dias, o número sofreu aumentos gradativos até se estabilizar.

Boletim epidemiológico de Belo Horizonte desta segunda-feira (PBH/Divulgação)

Ainda segundo o boletim, Belo Horizonte contabiliza 251.398 casos confirmados de Covid-19. Desses, 6.063 evoluíram a óbito e outros 240.552 receberam alta. Ainda são monitorados 4.783 casos da doença na capital.

Vacinação em BH

Quase 500 mil pessoas já estão 100% imunizadas em Belo Horizonte. O boletim divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) nesta segunda-feira (19) revela que 499.611 belo-horizontinos já tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19, o que representa 22,7% do público-alvo da campanha.

Com a primeira dose, 1.296.947 pessoas já se imunizaram, 56,7% do público total. Já com o imunizante da Janssen, de dose única, foram vacinadas 33.722 pessoas na capital.

Também nesta segunda-feira, a prefeitura anunciou que vai antecipar a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 para trabalhadores da saúde de 38 e 37 anos. Com a mudança no calendário, as pessoas que fazem parte deste grupo poderão completar o esquema vacinal a partir desta quarta-feira (veja detalhes aqui).

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis
Larissa Reislarissa.reis@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Comentários