Covid em BH: Transmissão volta ao nível verde e ocupação de leitos sobe

lagoa da pampulha bh
Índice caiu após dias em nível de alerta (Amanda Dias/BHAZ)

A taxa de transmissão da Covid-19 em Belo Horizonte voltou para o nível verde após vários dias em nível de alerta. Conforme o boletim epidemiológico mais recente, divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) nesta terça-feira (1º), o índice caiu para 0,99 – que, apesar de ser o limite entre as duas faixas, representa um alívio para a capital. As taxas de ocupação de leitos, contudo, não deram trégua e registraram aumento.

Até ontem (31), o fator Rt, que indica a taxa de transmissão da doença, era de 1,01 – nível amarelo. Nas últimas 24 horas, o cenário melhorou e o índice caiu para 0,99, abaixo do considerado ideal pelas autoridades de saúde na capital. Na prática, esse número significa que, a cada 100 pessoas que estiverem infectadas com o vírus, outras 99 são contaminadas, em média.

Apesar da queda na transmissão, as taxas de ocupação de leitos voltados para o tratamento da doença não tiveram o mesmo comportamento. Com um leve aumento de ontem para hoje, ambas continuam em níveis de alerta. Entre os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) foi de 80,9% para 81% nas últimas 24 horas, enquanto a ocupação dos leitos de enfermaria subiu de 63,5% para 64% no mesmo período.

indicadores covid 1 de junho
BH tem um indicador em cada nível nesta terça (PBH/Divulgação)

Ainda nesta terça-feira, a capital mineira ultrapassou a marca dos 209 mil casos confirmados da doença – quase 5 mil confirmados nas últimas 24 horas – e tem outros 7 mil em acompanhamento. Além disso, 5.126 pessoas perderam a vida para a Covid-19 em BH.

Já no que diz respeito à imunização, a capital se aproxima, aos poucos, da marca de um milhão de pessoas vacinadas. Até esta terça, os dados oficiais dão conta de 845 mil aplicações da primeira dose já realizadas e, dentre esses, 391 mil aplicações da segunda dose.

Esse número agora passará a incluir também os professores do ensino fundamental, médio e superior, que começaram a receber o imunizante nesta terça. O cronograma de vacinação do novo grupo, que também inclui pessoas com deficiência, vai se estender por toda a semana (veja aqui).

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!