Covid: Falta de doses da Coronavac atrapalha vacinação na Grande BH

Coronavac
Doses do Butantan são aguardadas nos municípios (FOTO ILUSTRATIVA: Governo de São Paulo/Divulgação)

As cidades de Betim e Itabira tiveram que suspender a vacinação contra a Covid-19 com o imunizante Coronavac. A razão é a falta de doses para as pessoas que precisam receber a segunda e última aplicação. A vacinação prossegue nestes lugares com a vacina da AstraZeneca.

A Prefeitura de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, informou que “há uma defesagem de cerca de cinco mil unidades” da vacina produzida pelo Instituto Butatan. O estoque já foi distribuído para as 36 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), conforme informado à reportagem.

Ainda não há, segundo o Executivo municipal, “previsão de recebimentos de novas doses do Ministério da Saúde” para aplicar a segunda dose à população que já recebeu a primeira da Coronavac. “A prefeitura depende da entrega de novos lotes do imunizante para concluir a vacinação dos usuários que receberam a primeira”.

A prefeitura ressaltou que a falta da Coronavac foi constatada, até o momento, em apenas uma unidade de saúde. Apesar da falta da vacina do Butantan, a imunização prossegue com a AstraZeneca e foi ampliada para idosos com 62 anos desde a quarta-feira (28).

Itabira

O município de Itabira, localizado a 100 km de distância de BH, também precisou suspender a imunização com o imunizante do Butantan. Em comunicado, a prefeitura informou: “A vacinação de segunda dose com a Coronavac está suspensa a partir desta sexta-feira (30), por causa do envio insuficiente de imunizantes”.

Os imunizantes recebidos pela prefeitura são da AstraZeneca e estão sendo utilizados para vacinar, especialmente, os idosos na faixa etária de 64 a 60 anos. “Para dar continuidade ao calendário da segunda dose da Coronavac, as equipes de imunização aguardam novo envio de vacinas, o que é esperado para a semana que vem”, informou o Executivo municipal.

Nota da Prefeitura de Betim na íntegra

“Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, há uma defasagem de cerca de cinco mil unidades da segunda dose da vacina Coronavac em Betim. Todo o estoque já foi distribuído para as 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), portanto, varia de unidade para unidade a data de término de seus respectivos estoques.

A prefeitura depende da entrega de novos lotes do imunizante para concluir a vacinação dos usuários que receberam a primeira dose da vacina. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, ainda não há previsão de recebimento de novas doses do Ministério da Saúde para essa finalidade.

A prefeitura ressalta que a vacinação da primeira dose foi ampliada para idosos com 62 anos, desde ontem (28), com a vacina AstraZeneca. Além dos grupos de idosos e trabalhadores da saúde, que estão sendo vacinados desde janeiro, na última quinta-feira (22), o município começou a vacinar também profissionais das forças de segurança e de salvamento de Betim”.

Nota da Prefeitura de Itabira na íntegra

nota itabira
Posicionamento sobre falta de vacinas (Prefeitura de Itabira/Reprodução)
Edição: Giovanna Fávero
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!