Índice de transmissão da Covid tem novo aumento e continua em alerta na capital mineira

pessoas na rua
População precisa continuar tomando os cuidados para evitar propagação do vírus (Amanda Dias/BHAZ)

O indicador que monitora o número médio de transmissão por infectado pela Covid-19, em Belo Horizonte, segue aumentando. O RT está no nível de alerta desde a última terça-feira (13) e desde então vem apresentando elevação. A última atualização de ontem (15) aponta que ele está em 1,03 – nível de alerta.

Quando voltou para o nível amarelo, o RT estava em 1, depois alcançou 1,01 e agora 1,03. Além dele, as taxas de ocupação de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e de enfermaria Covid-19 também estão no nível de alerta. Os dados são do Boletim Epidemiológico e Assistencial da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte).

“O RT estando no nível amarelo é um sinal de alerta. Sozinho ele não pode ser usado, pois devemos considerá-lo juntamente com as outras taxas. Como todas estão no amarelo, sim, é literalmente um alerta para toda a cidade. É hora de colar a mão na consciência e pensar como nossas ações estão impactando na pandemia”, diz o médico Leandro Curi ao BHAZ.

Veja como estão os indicadores que monitoram a pandemia do novo coronavírus na capital mineira.

  • Número médio de transmissão por infectado – 1,03 – nível amarelo
  • Ocupação de leitos de UTI Covid-19 – 62,4% – nível amarelo
  • Ocupação de leitos de enfermaria Covid-19 – 54,1% – nível amarelo

Vacinação

A imunização contra o coronavírus é a grande aliada para termos a queda nos índices. “Já estivemos pior e com a vacinação avançando, creio que os indicadores tendem a diminuir”, ressalta o profissional da saúde. Belo Horizonte já distribuiu 2.026.892 doses. Confira o número aplicada:

  • 1ª dose – 1.285.723
  • 2ª dose – 470.869
  • Dose única – 18.156

A capital mineira aplicou a 1ª dose do imunizante em 55,9% do público-alvo. A segunda e única dose foi aplicada em 21% do público-alvo total. Belo Horizonte tem 248.971 casos confirmados de Covid e 6.013 mortes. O número de recuperados chegou a 237.989 e os em acompanhamento a 4.969. Veja a relação de vacinados por grupo.

doses aplicadas bh
Doses aplicadas no público-alvo (Reprodução/PBH)
Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas
Vitor Fórneasvitor.forneas@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde maio de 2017. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas pelo prêmio CDL.

Comentários