Minas tem quase 40% dos adultos completamente imunizados contra a Covid; especialista alerta

vacina covid
Estado já recebeu mais de 24 milhões de doses (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Minas Gerais se aproxima da marca de 40% da população adulta vacinada com a segunda dose ou a dose única dos imunizantes contra o novo coronavírus. O dado consta no Vacinômetro – painel do governo que contabiliza a relação de vacinas aplicadas nos 853 municípios – desta quinta-feira (9). Mesmo com o avanço na imunização, um especialista entrevistado pelo BHAZ afirma que “temos um chão para percorrer” até termos o percentual ideal.

De acordo com a plataforma, o Ministério da Saúde já encaminhou mais de 24 milhões de doses para o estado mineiro. A vacinação contra a Covid-19 teve início em 18 de janeiro deste ano. Desde então já foram aplicadas:

  • Primeira dose – 13.881.265
  • Segunda dose – 5.972.969
  • Dose única – 480.743

Os números da vacinação fazem com que Minas tenha 84,69% de cobertura com primeira dose e 39,37% com segunda e dose única na população adulta, ou seja, nas pessoas com 18 anos ou mais. No que se refere à população total, as coberturas são: 65,19% e 30,31%, respectivamente.

‘Ainda não confortável’

O avanço da vacinação em Minas traz “esperança” de dias melhores, mas ainda há “muito chão para percorrer” até o estado alcançar o percentual necessário de cobertura vacinal, conforme disse o médico infectologista Leandro Curi em entrevista ao BHAZ.

“É um número animador, mas completamente insatisfatório. Nos dá alegria de ver a vacinação funcionando e os números de internações e óbitos diminuindo, mas ainda está muito ruim para chegar no desejado. Estudos falam que precisamos de 80% da população completamente imunizada”, diz.

Até o estado alcançar o percentual citado, Curi destaca que “ainda temos um chão para percorrer”. “Ainda não está bom, mas muito melhor do que estávamos, por exemplo, no primeiro semestre. Só a vacinação nos ajuda. Quero exaltar o conhecimento científico que nos proporcionou em um ano de pandemia a criação de vacinas eficazes e efetivas”, ressalta.

O especialista lamenta a demora do governo federal no tocante à distribuição das vacinas. “Perante as oportunidades concedidas, atrasamos demais. Lamento a gente ter atrasado tanto com o sistema nacional”, destaca.

Covid em Minas

O Boletim Epidemiológico da SES-MG (Secretaria de Estado de Minas Gerais) aponta que o estado chegou a 2.088.668 diagnósticos confirmados e 53.424 mortes. Os casos em acompanhamento chegaram a 36.942 e os recuperados a 1.998.302. O informe pode ser lido aqui.

Edição: Giovanna Fávero
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!