Covid: Minas recebe primeira leva de vacinas da Janssen e mais imunizantes

vacina janssen
Imunizante é o 4º contra Covid a ser liberado no Brasil (Fábio Marchetto/Imprensa MG)

Minas Gerais recebeu, nesta quinta-feira (24), mais um lote de imunizantes contra a Covid-19. Esta é a 27ª remessa de vacinas enviadas ao estado e, pela primeira vez, conta com doses da Janssen, além de novas da Pfizer e Coronavac, que já vêm sendo aplicadas no estado.

O novo lote, com 778.320 doses chegou ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. De lá, as vacinas partiram para a Central Estadual de Rede de Frio da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais). A logística de distribuição das novas doses ainda não foi divulgada.

Os imunizantes chegaram em dois momentos: pela manhã, 346.800 doses da CoronaVac e 149.550 doses da Janssen; no início da tarde, 281.970 doses da Pfizer completaram o lote enviado pelo Ministério da Saúde.

Público-alvo e novidade

De acordo com o PNI (Programa Nacional de Imunização), do Ministério da Saúde, as 281.970 doses do imunizante Pfizer serão destinadas à continuidade do esquema vacinal das pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.

As 346.800 doses da CoronaVac serão utilizadas para imunização das Forças de Segurança e Salvamento e trabalhadores da Educação do Ensino Básico e do Ensino Superior.

Já as 149.550 doses da Janssen terão como destino a vacinação de pessoas com comorbidades e com deficiência permanente. Esta é a primeira vez que Minas Gerais recebe vacinas da Janssen. Aplicada em uma única dose, é o quarto imunizante em utilização no Brasil contra a Covid-19.

Caso algum município tenha completado o esquema vacinal de todas as pessoas de um grupo prioritário, e tiver dose disponível, poderá avançar na imunização de outros grupos prioritários elencados pelo PNI, do Ministério da Saúde.

Com Agência Minas

Giovanna Fávero
Giovanna Fáverogiovanna.favero@bhaz.com.br

Repórter no BHAZ desde outubro de 2019. Jornalista graduada pela PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) e com atuação focada nas editorias de Cidades, Guia e Cultura.

Comentários