Pacientes com Covid-19 atendidos na rede pública de Contagem terão acompanhamento gratuito

UBS em Contagem
Equipe entrará em contato com cidadãos atendidos nas UBSs e UPAs (Reprodução/Google Street View)

Pacientes com suspeita ou que testaram positivo para Covid-19 em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, serão acompanhados gratuitamente e de forma remota por alunos de medicina do UniBH. A iniciativa vale para aqueles que foram atendidos pelas unidades de saúde públicas da cidade.

A iniciativa é uma parceria da instituição com a prefeitura de Contagem. A partir desta segunda-feira (16), a equipe vai começar o telemonitoramento, avaliando o estado de saúde dos moradores e das pessoas com quem os eles mantiveram contato. Enfermeiros do UniBH serão mentores dos alunos e os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 7h40 às 17h.

Cada paciente será monitorado pelo período de 14 dias, a cada 24 horas. Caso haja piora nos sinais clínicos, eles serão direcionados para a rede de saúde de Contagem. O grupo de atendimento do UniBH entrará em contato, por telefone, com todos os cidadãos atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade.

Aprendizado

De acordo com a universidade, todos os casos atendidos serão discutidos com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem. “O atendimento é uma ação de vigilância em saúde do SUS e é parte das atividades essenciais do Sistema Único de Saúde”, defende Camila Vieira, coordenadora adjunta do curso de Medicina do UniBH.

De acordo com a responsável, a parceria com o município permitirá que os estudantes desenvolvam habilidades de comunicação, raciocínio clínico e interlocução, como ocorre em toda a rede de saúde. “Do ponto de vista da formação, nossa expectativa é de que os graduandos estejam inseridos em ações e políticas do SUS e participem ativamente do combate à pandemia”, completa.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!