Covid: Taxa de transmissão volta a se aproximar do nível de alerta em BH

Comércio BH pandemia
Ontem, índice estava em 0,97, e na última sexta-feira, ele marcava 0,93 (Amanda Dias/BHAZ)

Em mais um dia de aumento, a taxa de transmissão da Covid-19 na capital mineira voltou a se aproximar do nível de alerta, chegando a 0,99 nesta terça-feira (11), conforme boletim epidemiológico divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). Ontem, o índice estava em 0,97, e na última sexta-feira (7), ele marcava 0,93. A taxa ainda está no nível verde, enquanto o nível de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) está no vermelho e a de enfermaria no amarelo.

Quando o índice de transmissão da Covid-19, que aponta o número médio de transmissão por infectado (Rt), fica acima de 1, ele representa um alerta para a cidade, de acordo com infectologistas. A taxa indica quantas pessoas um paciente contaminado pelo novo coronavírus tem potencial para infectar. 

Outro indicador que apresentou aumento de ontem para hoje é a ocupação de leitos de enfermaria destinados ao tratamento da Covid-19 em BH, que subiu de 56,6% para 57,3%, permanecendo no nível amarelo. Já a ocupação de leitos de UTI caiu de 75,3% para 74,7%. Apesar da leve queda, o índice continua no nível vermelho e máximo de alerta.

Indicadores BH
Taxa de transmissão se aproxima do nível amarelo (Reprodução/PBH)

Ainda segundo o boletim, Belo Horizonte já registrou 188.099 casos de Covid-19 e 4.595 mortes em decorrência da doença. Além disso, 7.181 casos estão em acompanhamento e 176.323 pessoas já se recuperaram da infecção pelo novo coronavírus na cidade.

Já em relação à imunização contra a doença, 630.021 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em BH, e 266.754 receberam a segunda dose. Ao todo, 1.338.625 doses foram destinadas à cidade e 1.085.692 já foram distribuídas para os grupos prioritários de imunização.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão
Sofia Leãosofia.leao@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco na editoria de Esportes no BHAZ.

OLHO NA DICA PARA ECONOMIZAR

Na sede do BHAZ, economizamos todos os meses na conta de energia por meio de uma operação regulamentada pela ANEEL e ainda desconhecida por muitos consumidores. E o melhor: não tivemos nenhum custo extra para ter acesso a esse desconto. Por isso, damos esta dica para quem mora em qualquer cidade de Minas Gerais.

Sua conta de luz pode ficar até 15% mais barata com a Metha Energia. Faça agora seu cadastro, é 100% DIGITAL e GRATUITO. Clique no botão abaixo e simule direto seu desconto mensal. Caso queira saber mais sobre a tecnologia, leia este conteúdo que explica em detalhes a operação.

Comentários