E agora, ainda dá? Cruzeiro amarga empate em casa e desperdiça chance

cruzeiro csa independência série b
Cansados, jogadores do Cruzeiro lamentam empata com CSA (Gledston Tavares/FramePhoto/Folhapress)

Cruzeiro e CSA fizeram um jogo disputadíssimo nesta noite de terça-feira (15), no Independência, e o empate por 1 a 1 não foi bom para nenhum dos dois times, que brigam pela vaga no G4. O clube celeste está invicto há cinco jogos e chegou à primeira página da classificação, mas o empate foi muito amargo. Em 10º lugar com 39 pontos, a equipe está a sete do G4 – e pode voltar a ocupar a metade inferior da tabela ao fim desta rodada.

O próximo compromisso do Cruzeiro é mais um difícil confronto direto na parte de cima da classificação: os comandados de Felipão vão a Santa Catarina para enfrentar o Avaí, 7º colocado. O time catarinense está quatro pontos à frente do Cruzeiro e é mais um obstáculo celeste na briga pelo acesso à Série A. O jogo será nesta sexta-feira (18), na Ressacada, às 20h15. 

Luto

Cada jogador do Cruzeiro entrou em campo com uma faixa preta na manga da camisa, e o goleiro Fábio vestiu a numeração 100. A ação foi feita em memória ao 2º vice-presidente do clube, Biagio Peluso, que faleceu no último domingo, em decorrência de complicações da Covid-19.

Esquentando…

No início, o Azulão tentava chegar na área, mas com pouco sucesso, enquanto o Cruzeiro buscava a sobra. Com isso, a primeira grande chance do jogo foi do time da casa, aos 11 minutos, com um chutaço de Airton. Ele limpou e mandou uma bomba com destino ao gol e o goleiro Matheus Mendes foi obrigado a espalmar. A pressão celeste foi crescendo, e Sobis ameaçou duas vezes de falta. Aos 14 e 20 minutos, o atacante deu chutes de longe, mas o arqueiro Matheus encaixou. 

Esquentou!

O clube mineiro até estava melhor na partida, mas quem abriu o placar foi o alagoano. Aos 25 do 1T, na segunda finalização do CSA, Yago achou Pedro Lucas na área e o atacante cabeceou direto para as redes. Esse foi o 4º gol do CSA no ano de 2020 contra o Cruzeiro, sendo uma verdadeira pedra no sapato celeste desde o ano passado, quando os times estavam na Série A do Brasileirão. 

Pouco depois, aos 32, Manoel bobeou e deu a bola de presente para o time visitante. O chute rasteiro de Andrigo quase entrou no gol, mas a bola desviou no defensor cruzeirense.

Lá e cá

Logo no começo do 2T, o CSA quase chegou ao segundo gol. Aos 3, Yago cruzou por baixo, Cáceres deu um carrinho e evitou que o jogador do time alagoano chegasse na bola. O Cruzeiro respondeu três minutos depois, com cabeçada de Arthur Caike que passou perto. No lance seguinte, Sobis chutou de fora e o goleiro Matheus Mendes salvou o Azulão novamente.

Furou o paredão!

O goleiro visitante até estava bem no jogo, mas, aos 11 do 2T, o Cruzeiro conseguiu quebrar o bloqueio. Giovanni, que entrou em campo na segunda etapa, chutou de fora e Matheus Mendes deu rebote. Sobis aproveitou para fazer seu 5º gol no campeonato e empatar o jogo. 

Por pouco, não veio a virada pouco depois, aos 15. De novo, Giovanni ameaçou de fora da área, e a bola tirou tinta da trave.

Fáabioooo!

Aos 37 do 2T, quem teve a chance do segundo foi o CSA. Em posição de impedimento não marcado pela arbitragem, Pedro Lucas recebeu e chutou de primeira. Fábio fez uma ótima defesa – de braço – e evitou o gol. Apenas cinco minutos depois, o arqueiro salvou de novo, após chute de Victor Paraíba, que atacou livre de marcação na área. 

O jogo foi muito difícil até o último segundo, como o esperado: afinal, o CSA não facilita para o Cruzeiro desde o ano passado. Com o resultado, o clube celeste estacionou na 10ª posição e agora tem 39 pontos, a sete de distância do G4. Se quiser chegar lá, vai ter que reencontrar a vitória – e rápido.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1 X 1 CSA

Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
Data: 15 de dezembro de 2020, terça-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Caio Max Augusto (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos e Vinícius Melo de Lima (ambos do RN)
Cartões amarelos: Jadsom Silva, Matheus Pereira (Cruzeiro); Geovane (CSA)

GOLS
Cruzeiro: Rafael Sobis (11 minutos do 2º tempo)
CSA: Pedro Lucas (25 minutos do 1º tempo)

CRUZEIRO: Fábio; Raúl Cáceres, Manoel, Ramon e Matheus Pereira; Jadson (Giovanni), Jadsom e Filipe Machado; Airton (Welinton), William Pottker (Arthur Caíke) e Rafael Sobis (Sassá).
Técnico: 
Luiz Felipe Scolari

CSA: Matheus Mendes; Cedric, Rodolfo, Luciano Castán e Diego Renan; Yago (Gabriel), Geovane e Nadson (Marquinhos); Andrigo (Rone), Rodrigo Pimpão (Rafael Bilu) e Pedro Lucas (Victor Paraíba).
Técnico: Mozart

Edição: Thiago Ricci
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!