Lula lidera corrida eleitoral em primeiro e segundo turno, diz pesquisa

Lula aparece líder pesquisa presidente
Ex-presidente venceria todos os possíveis adversários em primeiro e segundo turno, conforme Datafolha.

Pesquisa divulgada hoje (12) pela Datafolha aponta Luiz Inácio Lula da Silva como o primeiro colocado nas pesquisas entre presidenciáveis. Passados dois meses após ter os direitos políticos restabelecidos, o ex-presidente Lula lidera a disputa para o cargo de presidente do Brasil em 2022.

Pela pesquisa, Lula tem 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 23% de Bolsonaro. Na sequência, estão o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (sem partido), com 7%, Ciro Gomes (PDT), com 6%, o apresentador Luciano Huck (sem partido), com 4%, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%, e, empatados com 2%, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o empresário João Amoêdo (Novo).

Já em uma possível disputa em segundo turno, Lula aparece com ampla vantagem, com 55% de inteções de voto contra 32% de Bolsonaro. Somando os percentuais de todos os adversários de Lula chegam a 47%, apenas seis pontos percentuais a mais do que o ex-presidente.

Índice de rejeição

Ainda segundo pesquisa, para se reeleger, Jair Bolsonaro precisaria superar um alto índice de rejeição, que ultrapassa metade do eleitorado. Dentre os entrevistados, 54% dizem que jamais votariam nele. A rejeição de Lula é a segunda maior, com 36%, seguida pelas de Doria (30%), Huck (29%), Moro (26%) e Ciro (24%).

O levantamento foi realizado com 2.071 pessoas, de forma presencial, em 146 municípios, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade
Jordânia Andradejordania.andrade@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

Comentários