Frio segue em BH em fim de semana que antecede início do inverno

ceu-sem-nuvens-tempo-seco
A previsão é de céu claro ou parcialmente nublado na capital e região metropolitana neste final de semana (Henrique Coelho/BHAZ)

No começo desta semana, a capital mineira registrou recordes de frio em duas madrugadas seguidas, no domingo (13) e na segunda-feira (14). A boa notícia para o final da semana é que as temperaturas não devem cair mais do que o registrado, mas o frio continuará estável, pelo menos, até este domingo (20).

“As temperaturas permanecem estáveis. Na sexta, a mínima deve girar em torno de 12ºC, enquanto a máxima, 25Cº. No sábado e domingo, muito parecido, entre 13ºC e 25ºC. Já a partir de segunda-feira, deve ter elevação [da temperatura]”, conta Anet Fernandes, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

“Nos próximos dias, o céu também deve continuar claro ou parcialmente nublado. Sem perspectiva de chuva, só esse friozinho de noite e de madrugada, elevando [a temperatura] ao longo do dia”, continua.

A umidade, da mesmo forma, persiste, e se espera um ar seco, em torno de 30% no horário de maior aquecimento. A ausência de chuvas por um período prolongado é o fator que propicia a baixa umidade. A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. Com o índice abaixo do recomendado as pessoas podem ter de sangramentos pelo nariz a outras complicações. Quando fica abaixo de 30%, os riscos à saúde aumentam, causando desconforto físico ou mesmo desencadeando doenças.

A meteorologista explica esses efeitos. “Você tem a atmosfera muito estável, não tem dispersão de poluentes, o que favorece para ter uma piora na qualidade do ar e também na propagação de incêndios. Não é o tempo seco que causa o incêndio, a maioria são provocados, mas a característica seca favorece a propagação desse incêndio mais rápido”, explica Fernandes.

Com isso, um outro fenômeno, chamado de névoa seca, pode aparecer no céu, o que é esperado para este final de semana. “Com o tempo, poderemos ter névoa seca. Você olha na linha do horizonte e vê como se tivesse uma camada de poluição perto da superfície, o que causa esse efeito óptico”, esclarece.

A névoa seca já tinha aparecido no começo de maio (Rafael D’Oliveira/Arquivo Pessoal)

O inverno vem aí

O inverno está se aproximando e com ele temperaturas ainda mais baixas. Este ano, porém, não se espera um frio maior do que o normal na cidade. “Entre julho e setembro se espera que uma menor quantidade de ar frio consiga chegar na porção do estado. Ainda vamos tem frio, alta amplitude, mas aquele frio desesperado, à principio, não tem essa tendência”, conta a meteorologista.

“A característica do nosso inverno é a época mais seca do ano, céu claro, isso faz com que as temperaturas caiam muito de madrugada e se elevem muito durante o dia, então muita amplitude térmica – o chamado ‘efeito cebola’. Você sai todo agasalhado, durante o dia tem que tirar tudo, e à noite tem que colocar tudo de novo”, explica.

Reforce os cuidados

Confira abaixo as recomendações listadas pela Defesa Civil para os dias em que os índices da umidade do ar são mais críticos:⠀

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e as 17h
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele. Se necessário, use hidratante
  • Em caso de problemas respiratórios, procure um especialista
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190)
Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!