Deslizamento em obra de mineradora em Sarzedo, na Grande BH, preocupa moradores

Obra civil em Sarzedo
Episódio não se trata de um rompimento de barragem (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Parte de uma obra civil de uma mineradora em Sarzedo, na região metropolitana de Belo Horizonte, escorregou na tarde desta segunda-feira (9). Imagens que mostram o deslizamento de terra repercutiram nas redes sociais e assustaram os mineiros. A Itaminas, empresa responsável pela mineração no local, esclarece que o episódio não se trata de um rompimento de barragem.

Autoridades agem em Sarzedo

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o escorregamento se deu em uma área “bem limitada” da empresa. “O que foi repassado pelos engenheiros é que eles estavam realizando uma obra de remoção de solo juntamente com sistema de drenagem e um aterro, e houve um escorregamento em área bem limitada da empresa”, explicou o tenente Jader Junio Correia.

“Não houve situação que atingisse a barragem, que está localizada aproximadamente a 1 km do local onde ocorreu o fato”, completou o militar. A Prefeitura de Sarzedo também comunicou que a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e a Defesa Civil municipal estão acompanhamento o caso e “as devidas medidas corretivas serão realizadas”.

Em um comunicado divulgado hoje, a Defesa Civil de Sarzedo esclareceu que o deslizamento se deu por volta das 11h30, e não houve vítimas. De acordo com o órgão, não há relação com qualquer rompimento de barragem, já que a obra não está perto da barragem da mineradora.

Itaminas esclarece situação

A Itaminas também divulgou comunicado explicando que o evento não se trata de um rompimento de barragem, e, sim, de um escorregamento de aterro de obra civil. Segundo a empresa, também não houve dano ambiental e as barragens do local mantêm níveis de segurança dentro dos padrões exigidos.

Nota da Itaminas
Mineradora esclareceu que episódio não se trata de rompimento de barragem (Itaminas/Divulgação)
Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!