Detran define locais para o pagamento do IPVA com cartão de débito e crédito

As máquinas de autoatendimento só devem funcionar no final do mês

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG) divulgou, no início da noite desta terça-feira (9), os locais onde o contribuinte poderá realizar o pagamento, com o cartão de débito ou crédito, da cota única ou da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018, para as placas com finais 1 e 2.

Neste primeiro momento, não haverá máquinas de autoatendimento, os chamados totens. O cidadão interessado deverá emitir as guias de pagamento previamente e dirigir-se aos pontos de atendimento, onde será orientado sobre o parcelamento e encaminhado para a efetivação do serviço em guichês específicos. A previsão do órgão é de que as máquinas de autoatendimento estejam funcionando no final do mês.

Ao todo são 108 Centros de Formação de Condutores (CFC) aptos para operar o sistema que começa a funcionar nesta quarta-feira (10) em todas as regiões do Estado. Os endereços dos locais em todo estado estão disponíveis no site do Detran-MG. Em Belo Horizonte os postos estão no Centro, Barreiro, Santa Efigênia, Planalto, Providência, Pindorama, Providência, Goiânia, Jardim Vitória, São Francisco, Guarani, Santa Inês. Confira o endereços no site do Detran-MG.

É importante lembrar que os juros da operação variam conforme a opção de parcelamento escolhida pelo cidadão, que será informada no momento da transação sobre os valores, que não foram informados pelo Detran-MG. Por nota, o departamento informa que “a opção de parcelamento é uma operação de crédito a ser contratada pelo cidadão junto às empresas credenciadas pelo Detran-MG. A operação estará sujeita a juros praticados pelo mercado a serem pagos à operadora do cartão. A empresa credenciada realizará o pagamento dos débitos à vista para os cofres públicos, possibilitando ao cidadão regularizar a situação do veículo”.

O órgão orienta ainda que o cidadão interessado procure os postos de atendimento mais próximos à sua residência ou local de trabalho, devido à expectativa de aumento da demanda nos postos próprios do Detran-MG nos primeiros dias de funcionamento do sistema.

Para que o cidadão tenha um atendimento mais rápido, ele deve ter em mãos os documentos de identificação e, se possível, as guias de pagamento de multas, IPVA, taxa de licenciamento e seguro Dpvat, para um atendimento mais célere.

Segundo a Secretaria Estadual de Fazenda em Minas Gerais são 9,7 milhões de proprietários de veículos. A estimativa é que sejam arrecadados R$ 5,12 bilhões.

Primeira vez pagamento com cartão

A nova modalidade para pagamento do IPVA e outros impostos relativos ao automóvel, bem como multas estão descritas na Portaria 753 do Detran, que foi publicada em 13 de dezembro no “Minas Gerais”, o órgão oficial do Estado. A portaria dá cumprimento à Resolução 697 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de outubro de 2017.

Com a nova regra estabelece que  por meio de totens de autoatendimento instalados nas unidades do departamento, nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), e nas Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito), seja possível quitar, por meio de cartões, multas, IPVA e outros impostos automotivos desde que sejam de competência do estado de Minas Gerais. O cidadão terá ainda à disposição a possibilidade de parcelar os valores em 12 vezes.

Jefferson Lorentz

Jeff Lorentz é jornalista e trabalhou como repórter de pautas especiais para o portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!