Detran-MG anuncia que não irá aderir aos exames toxicológicos

Diante da notícia de que, estaria em vigor, à partir desse mês, a Resolução n° 517/2015 do Contran, que exige a realização do exame toxicológico aos motoristas que irão adicionar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para as categorias C, D e E, o Detran-MG se posicionou dizendo que não irá aderir à iniciativa.

Em nota, o Departamento justificou que “o Ministério Público Estadual considerou o alto custo do exame, além de questionar a sua eficiência, uma vez que não existem  estudos que comprovem o fato desta medida impactar na redução de acidentes. Outro fator destacado na recomendação foi em relação ao credenciamento dos laboratórios, que apresentou requisitos questionáveis, como a exigência de uma certificação não nacional.”

Segundo o órgão, há estudos de outras alternativas para a avaliação das condições psicomotoras desses motoristas, de maneira mais eficaz, como um etilômetro, que poderá avaliar de forma rápida e segura se o motorista está sob efeito de drogas, no momento em que está dirigindo.

Fonte: Detran-MG

Avatar
Jéssica Munhoz

Jessica Munhoz é redatora do Portal Bhaz e responsável pela seção Cultura de Rua.

OLHO NA DICA PARA ECONOMIZAR

Na sede do BHAZ, economizamos todos os meses na conta de energia por meio de uma operação regulamentada pela ANEEL e ainda desconhecida por muitos consumidores. E o melhor: não tivemos nenhum custo extra para ter acesso a esse desconto. Por isso, damos esta dica para quem mora em qualquer cidade de Minas Gerais.

Sua conta de luz pode ficar até 15% mais barata com a Metha Energia. Faça agora seu cadastro, é 100% DIGITAL e GRATUITO. Clique no botão abaixo e simule direto seu desconto mensal. Caso queira saber mais sobre a tecnologia, leia este conteúdo que explica em detalhes a operação.