Coronavírus: Dispensada, mulher oferece correntinha da mãe ‘por leite, fruta e biscoitos’ para os filhos

correntinha dispensada coronavirus
Ela fez uma publicação no Facebook oferecendo a corrente em troca de comida (Facebook/Reprodução + tommyandone/Envato)

Em meio à pandemia de coronavírus, não é todo mundo que tem a oportunidade de trabalhar de casa e continuar com uma renda fixa. Dispensada do trabalho de cuidadora de idosos pelo risco de contaminação, a belo-horizontina Lia Deise agora pede ajuda para continuar sustentando a família.

Depois de ter que deixar o trabalho, ela fez uma publicação no Facebook que comoveu usuários em BH. Com a foto de uma correntinha, que era da sua mãe, ela escreveu: “Troco por leite, fruta e biscoitos pros meus filhos. Não sei se é banhado! Preciso muito de ajuda no momento. Fui dispensada do emprego onde fazia freelance“.

Facebook/Reprodução

Lia mora com seus três filhos em Belo Horizonte, mas também cuida da mãe de 71 anos, que mora sozinha e precisa sair constantemente para fazer exames e ir a consultas médicas. Além de trabalhar como cuidadora, ela também faz faxina em uma empresa às sextas-feiras.

“A família da pessoa que eu cuidava até ofereceu para eu passar a dormir lá e continuar trabalhando, mas, como tenho meus filhos, não consigo, então tive que sair. Ainda tenho o bico da faxina, mas tenho medo de me dispensarem também, porque as coisas estão fechando por causa do coronavírus”, explica Lia ao BHAZ.

Os filhos, de 7, 12 e 14 anos, antes estudavam de manhã e faziam parte de um projeto de lazer da prefeitura à tarde. Agora, devido à suspensão dessas atividades por causa do Covid-19, eles passam o dia em casa. “Tento passar o máximo de tempo que posso com eles, mas criança é criança, quer sair, brincar na rua. Mas eu seguro como posso, até porque eles têm a imunidade baixa, e eu também”, conta ela.

Lia e as duas irmãs também se dividem para cuidar da mãe, que tem a saúde debilitada: “Cada semana uma vai lá, nós nos revezamos para levá-la ao médico e aos exames, porque ela não pode deixar de fazer. Eu até ia começar a morar junto com ela, mas teria que levar meus filhos e o pai deles achou ruim, então não consegui”.

Agora, ela procura outras formas de ganhar dinheiro para “não ficar parada” e colocar comida na mesa de casa. A correntinha que ela ofereceu na publicação, que foi passada da sua mãe para sua irmã e agora é dela, foi uma das oportunidades que Lia encontrou para driblar a crise que o coronavírus começa a causar.

Para ajudar Lia com qualquer contribuição, você pode entrar em contato pelo telefone (31) 98954-8894 ou fazer uma doação para os dados da conta bancária descritos abaixo.

Ela também procura oportunidades de trabalho, e completa: “Eu faço qualquer coisa. Pode ser de limpeza, de cuidadora, de atendente de lanchonete… Qualquer outra coisa que me propuserem, eu aprendo rápido. Pode faltar qualquer coisa para mim, mas pros meus filhos não”.

Conta Bancária:
Adriana de Oliveira Sena
Caixa Econômica
Agência: 0087
OP: 013
Conta: 00041825-7
CPF: 06274902635

Lidando com a situação econômica

Em meio à paralisação de atividades e ao isolamento social recomendados para a prevenção contra a contaminação pelo coronavírus, é essencial que a pessoa que enfrenta problemas econômicos conte com o suporte de amigos e da família.

Para Frederico Garcia, psiquiatra e professor de Medicina da UFMG, a primeira questão a ser resolvida pelo governo é a logística, ou seja, “como manter os negócios funcionando”. Além disso, o suporte social deve ser oferecido.

“Espero que eles ofereçam essa assistência social em breve. Enquanto isso, a pessoa tem que contar com os amigos e com a comunidade que vive. As pessoas vão ter que ter benevolência e muita empatia, para que a gente passe por isso com menos consequências negativas possíveis”, explica o professor.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!