Dupla de franceses é detida após passar noite em cima do Cristo Redentor para ver nascer do sol

cristo-redentor
Dupla de franceses permaneceu perto do Cristo Redentor após o horário de visitas (Reprodução/Agência Brasil)

Dois homens franceses acabaram detidos após passarem a noite em cima do Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, para assistir ao nascer do sol. Os militares da BPTur (Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas) flagraram a dupla e a levaram para a Deat (Delegacia Especial de Atendimento ao Turista). Os dois pagaram fiança no valor de R$ 10 mil e foram liberados.

Segundo o portal O Dia, os militares informaram que Clément Dumais, de 28 anos, e Paul Roux-dit-Buisson, de 27, escalaram e invadiram o interior do monumento de 38 metros. Em entrevista à AFP, nessa terça-feira (24), eles relataram que ficaram no Cristo depois do fechamento da entrada de visitantes, e passaram a noite de domingo perto do ponto turístico.

Então, antes de amanhecer, a dupla de franceses entrou no Cristo Redentor, subiu as escadas internas e saiu por um dos braços para assistir o nascer do sol do cima do monumento. “Estávamos em pé em cima dos braços e da cabeça do Cristo e um segurança nos viu”, contou Paul Roux-dit-Buisson.

Imagens do nascer do sol confiscadas

Além de detê-los, a polícia confiscou todas as fotos e vídeos do nascer do sol registrados pelos dois de cima do Cristo. “Mas a vista era bem legal. Poucas pessoas têm a oportunidade de ver isso”, disse Roux-dit-Buisson. “A gente pôde se colocar na pele de Cristo”, acrescentou.

Os franceses possuem um canal no YouTube em que postam imagens de seus feitos há 10 anos, bem como em suas outras redes sociais. Um dos parisienses, Roux-dit-Buisson, é conhecido na internet como Paul RDB.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!