É falso print de matéria sobre comportamento do presidente do Cruzeiro

notícia falsa cruzeiro
Notícia falsa viralizou em vários grupos (Reprodução/Redes sociais)

Circula pelas redes sociais, nesta quinta-feira (17), uma imagem que destaca o BHAZ como autor de uma reportagem sobre suposto comportamento inadequado do presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues. Trata-se, entretanto, de uma montagem feita com a distorção de elementos gráficos usados no portal. A falsa manchete destaca: “Suposto hábito peculiar do presidente do Cruzeiro constrange jogadores”.

Nas últimas horas, a foto vem sendo compartilhada em diversos grupos de torcedores do Cruzeiro e até mesmo do Atlético, além de perfis em redes sociais. Apesar de conter o menu do portal, a imagem também apresenta layout diferente do utilizado no BHAZ, com a distorção, por exemplo, da fonte do texto.

O texto da matéria falsa envolve o atual presidente do Cruzeiro. O BHAZ não vai divulgar a imagem na íntegra para coibir a propagação da montagem já compartilhada em vários grupos e perfis na web.

‘Montagem mal feita’

A diretora-executiva do BHAZ, Maira Monteiro, destaca que casos como esse demonstram “a real importância das pessoas procurarem se informar diretamente nas fontes, nos canais oficiais”.

“Uma montagem mal feita, que viraliza no WhatsApp, é vista como uma reportagem crível por muitos. Basta fazer uma pesquisa no Google ou direto no portal para ver que se trata de uma imagem falsa, esse conteúdo nunca foi publicado”, enfatiza.

O Cruzeiro foi procurado pelo BHAZ para comentar sobre a constante propagação de boatos e montagens envolvendo o clube, mas disse que não vai se pronunciar.

reação grupos
Reação de torcedores com a notícia falsa (Reprodução/WhatsApp)
Vitor Fórneas
Vitor Fórneasvitor.forneas@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde maio de 2017. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas pelo prêmio CDL.

Comentários