Eclipse e ‘superlua’ se juntarão nesta quarta e fenômeno será visível em Minas

eclipse-lunar
Eclipse Lunar acontecerá hoje visível a olho nu (Reprodução/Estúdio de Visualização Científica da NASA)

Nesta quarta-feira (26), o dia amanhecerá com uma “superlua” e um eclipse total lunar no céu, tudo ao mesmo tempo. Isso porque a Lua, que estará na sua fase cheia, passará pelo perigeu (menor distância entre o centro dela e o centro da Terra) ao mesmo tempo em que a sombra da Terra ocultará parte ou todo o disco lunar. Em Belo Horizonte, o eclipse ocorrerá de maneira penumbral.

Segundo o portal Climatempo, o evento terá início durante a madrugada. Portanto, aqueles que quiserem presenciar o fenômeno terão que colocar o despertador para tocar e se agasalhar, pois nos locais com melhor visualização a madrugada será fria ou terá pancadas de chuva.

A “superlua” poderá ser vista sem o eclipse também entre o cair da tarde e o início da noite de amanhã (26). Para conseguir ver o evento, deve-se mirar para o horizonte leste, ponto oposto do pôr-do-sol. Nesse momento, a “superlua” estará surgindo no céu.

O que são os fenômenos?

O termo “superlua” não é cientificamente correto para os astrônomos, mas recebe essa denominação pois a Lua parece estar mais próxima da Terra e mais brilhante quando o fenômeno acontece. A “superlua” também ocorre na fase nova da Lua. Neste ano, as “superluas” novas acontecerão em novembro e em dezembro.

Já o eclipse lunar é um fenômeno que acontece quando a Terra, o Sol e a Lua se alinham, ou seja, o planeta fica entre os dois astros luminosos. Com isso, a sombra da Terra “escurece” o brilho da Lua, concretizando o fenômeno. No Brasil, o eclipse ocorrerá de maneira penumbral, em que a lua apenas perderá um pouco do seu brilho, ou parcial, quando somente uma parte do disco fica escurecida.

Quais locais terão melhor visualização

Em Minas Gerais, o eclipse ocorrerá de forma penumbral. Nas regiões Centro, Sul, e leste de Minas Gerais, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte, a previsão do tempo indica nebulosidade e risco de chuva, e nesses locais a visualização sendo prejudicada.

Entretanto, no Oeste de Minas Gerais a situação é melhor: os observadores terão uma boa visão do eclipse, pois a previsão é de um céu com pouca nebulosidade e sem sinais de chuva.

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!