Acompanhe o candidato

Candidato a governador

romeu zema

30

Ver perfil

Vídeos

[Ao Vivo] Entrevista com Romeu Zema

Quem é romeu zema?

Romeu Zema Neto é natural de Araxá, no Triângulo Mineiro e tem 57 anos. Divorciado, é pai de dois filhos. Ele se formou em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Em 1991, assumiu o controle do Grupo Zema, fundado pelo bisavô há quase 100 anos, e foi presidente do Conselho de Administração da rede até 2016.

Nas Eleições de 2022, concorre à reeleição a governador de Minas Gerais pelo partido Novo com o número 30. Veja abaixo detalhes da trajetória política do candidato.

romeu zema
Candidato ao Governo de Minas Gerais

Nome completo

romeu zema neto

Número

30

Nome do Partido

partido novo

Coligação

minas nos trilhos

Grau de instrução

superior completo

Ocupação

governador

Cidade de nascimento

araxá

Estado civil

divorciado(a)

Gênero

masculino

Etnia

branca

Romeu Zema foi eleito governador de Minas Gerais ao concorrer pela primeira vez a um cargo político, em 2018, tornando-se também o primeiro governador eleito pelo partido Novo. Nas últimas eleições, ele derrotou Antonio Anastasia, então no PSDB, no segundo turno.

Mesmo no início de outubro de 2018, logo antes do primeiro turno das eleições de 2018, Zema aparecia nas pesquisas eleitorais como o terceiro colocado. Ele vinha crescendo ao longo dos meses, mas continuava atrás de Anastasia e do então governador Fernando Pimentel (PT).

Pesquisa Datafolha divulgada em 6 de outubro daquele ano, véspera do primeiro turno, apontava para Romeu Zema com 24% dos votos válidos, enquanto Anastasia tinha 40% e Pimentel, 29%. O então candidato do Novo foi para o segundo turno com o candidato do PSDB e venceu a disputa com 71,8% dos votos válidos.

Durante seus quase quatro anos de mandato, Zema enfrentou dificuldades na relação contra a ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), sem conseguir formar maioria entre os deputados. Alguns dos principais marcos de sua gestão foram o acordo com a Vale, para compensar os danos causados pela tragédia de Brumadinho; o conflito com as forças de segurança por causa de um reajuste prometido e não cumprido; e a luta pela adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal.

Nas eleições presidenciais de 2022, apoia o candidato do partido Novo, Luiz Felipe d’Avila. Não se posicionou em relação a um potencial segundo turno entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT). Acesse aqui outras notícias relativas às Eleições 2022.