Romeu Zema foi eleito governador de Minas Gerais ao concorrer pela primeira vez a um cargo político, em 2018, tornando-se também o primeiro governador eleito pelo partido Novo. Nas últimas eleições, ele derrotou Antonio Anastasia, então no PSDB, no segundo turno.
Mesmo no início de outubro de 2018, logo antes do primeiro turno das eleições de 2018, Zema aparecia nas pesquisas eleitorais como o terceiro colocado. Ele vinha crescendo ao longo dos meses, mas continuava atrás de Anastasia e do então governador Fernando Pimentel (PT).
Pesquisa Datafolha divulgada em 6 de outubro daquele ano, véspera do primeiro turno, apontava para Romeu Zema com 24% dos votos válidos, enquanto Anastasia tinha 40% e Pimentel, 29%. O então candidato do Novo foi para o segundo turno com o candidato do PSDB e venceu a disputa com 71,8% dos votos válidos.
Durante seus quase quatro anos de mandato, Zema enfrentou dificuldades na relação contra a ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), sem conseguir formar maioria entre os deputados. Alguns dos principais marcos de sua gestão foram o acordo com a Vale, para compensar os danos causados pela tragédia de Brumadinho; o conflito com as forças de segurança por causa de um reajuste prometido e não cumprido; e a luta pela adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal.
Nas eleições presidenciais de 2022, apoia o candidato do partido Novo, Luiz Felipe d’Avila. Não se posicionou em relação a um potencial segundo turno entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT). Acesse aqui outras notícias relativas às Eleições 2022.
