Datafolha: Lula e Bolsonaro mantêm percentuais da última pesquisa

lula bolsonaro datafolha
Lula e Bolsonaro aparecem estáveis na segunda rodada do Datafolha (Ricardo Stuckert/PT + Alan Santos/PR)

Em nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada por G1 e Folha de São Paulo nesta sexta-feira, Lula e Bolsonaro apresentaram os mesmos percentuais da semana passada. O petista aparece com 49% dos votos totais, enquanto o atual presidente tem 44%. Brancos e nulos somam 5% e aqueles que não sabem correspondem a 1% dos entrevistados.

O levantamento foi feito entre quinta e sexta-feira. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Ao todo, foram entrevistadas 2.898 pessoas em 180 municípios. A pesquisa está registrada sob o número BR-01682/2022.

A rejeição dos dois presidenciáveis permanece alta no segundo turno das eleições. Bolsonaro é rejeitado por 51% dos entrevistados, enquanto 46% dizem que não votariam em Lula de jeito nenhum. O quadro é de estabilidade em relação à pesquisa anterior, quando os candidatos apresentavam os mesmos percentuais.

Lula x Bolsonaro: primeiro round Datafolha

No primeiro levantamento do instituto no segundo turno, divulgado na última sexta-feira (7), Lula contava com 49% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tinha 44% da preferência dos eleitores.

Indecisos somavam 2%, enquanto brancos e nulos chegavam a 6%. Em votos válidos, descontados os votos brancos e nulos, Lula contabilizava 53% , enquanto Bolsonaro teria 47%. No primeiro turno da disputa, ocorrido em 2 de outubro, o petista teve 48,4% dos votos válidos contra 43,2% do candidato à reeleição. 

Na ocasião, 93% dos eleitores se diziam totalmente decididos sobre o voto, enquanto 7% afirmavam que ainda podiam mudar de opinião. Além disso, 51% rejeitavam Jair Bolsonaro, enquanto 46% diziam qque não votariam em Lula de forma alguma.

Primeiro turno

No primeiro turno, Lula teve 6,2 milhões de votos a mais que Bolsonaro. Os dois candidatos agora tentam principalmente buscar os votos de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

Edição: Pedro Rocha Franco
Pedro Munhoz[email protected]

Editor de Política do BHAZ. Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos e em História pela UFMG, trabalhou como articulista de política no BHAZ entre 2012 e 2013. Atuou como assessor parlamentar desde 2016, com passagens pela Câmara dos Deputados, Câmara Municipal de Belo Horizonte e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!