A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) renovaram, nesta terça-feira (27), um acordo para desenvolver uma série de ações de combate à desinformação durante para as Eleições 2024.
Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp
O projeto tem como objetivo ampliar a divulgação de informações sobre o funcionamento do processo eleitoral.
A cerimônia de assinatura do termo do cooperação aconteceu no salão nobre da ALMG, com a presença dos presidente da Casa, deputado estadual Tadeu Martins Leite (MDB), e o presidente do TRE-MG, Ramom Tácio de Oliveira. Deputados e representantes de instituições públicas também estiveram presentes.
Na solenidade, Ramom Tácio avaliou que a mobilização é importante, principalmente, no contexto das interações virtuais e do que ele chamou de “dataísmo”, que é a tentativa de interpretação do mundo por meio de dados digitais e da inteligência artificial.
“Nesse contexto do dataísmo, a inteligência artificial seria a possibilidade máxima da compreensão do que existe, mas existe um ‘porém’. Os dados são criações do homem. O homem não é perfeito. Já se constatou que não poderia atingir a perfeição idealizada por causa da imperfeição do homem”, comentou.
Voz da Democracia
O projeto faz parte do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TRE-MG. A primeira parceria entre instituições aconteceu em 2020. Em 2022, a iniciativa evoluiu para um termo de cooperação. Em 2024, a campanha chega com o lema “Voz da Democracia”.
O presidente da ALMG detalha que vai disponibilizar a estrutura de comunicação da Casa, como a TV ALMG, para promover a conscientização da população.
“É um convênio para divulgar as boas práticas na eleição. Anteriormente, nós fizemos uma campanha mostrando a importância das pessoas votarem por conta do período de pandemia. Agora, vamos mostrar a importância da informação correta, fortalecendo a nossa democracia e a cidadania das pessoas”, disse Tadeu Martins Leite.
Entre as plataformas que terão destaque na campanha, está o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O sistema permite ao cidadão denunciar fatos possivelmente inverídicos ou descontextualizados com potencial para causar danos ao processo eleitoral.