TSE proíbe porte de arma nos locais de votação durante as Eleições 2022

urna eletrônica
O ministro Ricardo Lewandowski observou que o porte de armamento só será permitido aos integrantes das forças de segurança em serviço (Antônio Augusto/TSE)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou, de forma unânime, a proibição de porte de arma nos locais de votação durante as Eleições 2022. Os eleitores não poderão entrar armados na sessão eleitoral e nem circular com armas de fogo próximo aos locais nas 48 horas que antecedem e nas 24 horas que sucedem as eleições, em uma distância de pelo menos 100 metros.

Ao votar, o ministro Ricardo Lewandowski observou que o porte de armamento só será permitido aos integrantes das forças de segurança em serviço e quando autorizados ou convocados pela autoridade eleitoral competente. Segundo ele, “armas e votos não se misturam”.

“Tal proibição [é estendida] para os locais que Tribunais e juízes eleitorais, no âmbito das respectivas circunscrições, entendam merecedores de idêntica proteção, sendo lícito ao TSE, no exercício de seu poder regulamentar e de polícia, empreender todas as medidas complementares necessárias para tornar efetivas tais vedações”, afirmou.

Cumprimento da lei

De acordo com o Código Eleitoral, é proibido aos membros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, das Polícias Federal, Civil e Militar, bem assim aos integrantes de qualquer corporação armada, aproximar-se das seções de votação portando armas.

A ministra Cármen Lúcia reforçou que a determinação do TSE apenas elucida a legislação que já consta na Constituição. “Isso é uma questão da lei. Porém, nos locais de votação, sujeitos, portanto, ao cuidado e a segurança com a garantia da Justiça Eleitoral, o portar a arma é vedado”, destacou.

O presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, complementou ressaltando que o TSE não está afastando o porte de arma, mas sim o portar armas nos locais de votação, assim como é determinado para os estádios, aeroportos e bancos, entre outros.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!