Zema registra mais de 95% dos votos em Araxá, sua cidade natal

Henrique Coelho/BHAZ

Governador eleito em Minas Gerais no pleito desse domingo (28) com 71,8% dos votos válidos no Estado, Romeu Zema (Novo) teve um desempenho ainda mais surpreendente em Araxá, sua cidade natal. No município do Alto Paranaíba o empresário chegou a marca dos 95,6% dos votos válidos, ou 51.523 votos absolutos.

Consequentemente, o desempenho do concorrente Antonio Anastasia (PSDB) foi pífio na cidade: apenas 4,4% dos votos válidos, ou 2.374 votos absolutos. O tucano chegou a ficar atrás dos índices de brancos, nulos e abstenções.

Tomando como referência a totalidade do eleitorado de Araxá – incluindo os votos brancos e nulos e as abstenções -, o índice de Zema foi de 67,1%. Em seguida aparecem as abstenções, com 21,7%, os brancos e nulos, com 8%, e, por último, o tucano, com 3,2%.

O índice de Zema em sua cidade natal também foi avassalador no 1º turno. Na ocasião, ele marcou 84,01% dos votos válidos no município, seguido de Fernando Pimentel (PT), com 7,35%, e de Anastasia, com 7,29% – o tucano recebeu mais votos no 1º turno do que no 2º.

Zema é o primeiro governador de Minas Gerais natural de Araxá. Os três últimos eleitos para o cargo máximo no Executivo estadual – Pimentel, Anastasia e Aécio Neves (PSDB) – são belo-horizontinos.

Desempenho positivo em toda a região

E não foi somente em Araxá que o candidato do Novo teve um alto desempenho no segundo turno. Em Patos de Minas, maior colégio eleitoral do Alto Paranaíba, Zema teve 81,47% dos votos válidos. Em Patrocínio, na mesma região, o índice foi de 88,72%.

O governador eleito também teve uma boa performance no Triângulo, região vizinha. Em Uberlândia, segundo maior colégio eleitoral de Minas, Zema teve 86,6% dos votos válidos. Em Uberaba, 84,4%; em Araguari, 81,58%; e, em Ituiutaba, 83,85%.

Rodrigo Salgado

Repórter do Portal Bhaz.