Emocionante! Jovem calça meias em moradora de rua e gesto comove

Chileno calça meia em idosa
No vídeo que circula nas redes sociais, a idosa se mostra bastante emocionada com o cuidado do rapaz (Reprodução/@valpoinformacl/Twitter)

As baixas temperaturas são muito mais rigorosas para pessoas que não têm moradia. É por isso que, neste período do ano, gestos de solidariedade ganham uma importância renovada: eles aquecem e protegem àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social e podem até mesmo salvar vidas. Nos últimos dias, um jovem chileno viralizou nas redes sociais depois de protagonizar um um desses atos generosos.

Ao ver que uma completa desconhecida em situação de rua não usava meias, ele logo se prontifica a lhe comprar um par novo, para que ela conseguisse se proteger do frio. E o gesto não parou por aí: o morador da comunidade de Quilpué, em Valparaíso, que fica a 125km da capital do Chile, ainda calçou as meias e os sapatos na mulher. No vídeo que circula nas redes sociais, a idosa se mostra bastante emocionada com o cuidado do rapaz.

Quando termina de calçá-la, ainda sem perceber que está sendo filmado, o homem coloca a mão no bolso, dá algumas cédulas de dinheiro para a idosa, se levanta e vai embora em direção ao outra lado da rua Andrés Bello. Veja o vídeo:

‘Gestos assim curam a alma’

Um perfil de notícias de Valparaíso compartilhou o vídeo no Twitter e várias pessoas aplaudiram a atitude do jovem. “Um cisco entrou no meu olho! Que bacana que ainda existem pessoas que se colocam no lugar do outro. Ainda mais com idosos, que são mais vulneráveis”, escreveu uma seguidora. “Gestos como esses curam a alma e, por menores que sejam, iluminam o mundo”, pontuou outro internauta.

Alguns chilenos, além disso, aproveitaram a repercussão do caso para reivindicar do governo políticas públicas voltadas à população de rua do país. “Aplaudo a empatia e solidariedade desse rapaz, mas se a pessoa está morando nas ruas (e mais ainda se for um adulto mais velho), alguma autoridade deveria ir ajudá-la em breve”, comentou uma mulher. “O município deveria andar mais nas ruas e se preocupar com essas pessoas que passam tão mal”, disse outra usuária do Twitter.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!