Empresário com coronavírus que ignorou quarentena e viajou para a Bahia será processado

empresario coronavirus viaja
O empresário ignorou as recomendações médicas e viajou para Trancoso (Youtube/Reprodução + Rui Costa/Facebook/Reprodução)

O governo da Bahia vai processar um empresário que, mesmo após ter o teste positivo para coronavírus, viajou de São Paulo a Trancoso, no município de Porto Seguro, no sul da Bahia. Segundo o governador Rui Costa (PT), o homem foi diagnosticado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, e viajou sabendo dos riscos de transmissão.

Em uma transmissão ao vivo publicada nas redes sociais, Rui Costa afirma que determinou que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) processe o empresário. Junto à PGE, Claudio Henrique do Vale Vieira será denunciado no Ministério Publico da Bahia e no MP Federal.

“Foi uma ação irresponsável, negligente. Ele foi no hospital, confirmou que tinha o coronavírus e o médico determinou que ele ficasse em casa, por pelo menos, uma semana. E ele pegou o jatinho particular, convidou alguns amigos e foi para casa em Trancoso, em Porto Seguro”, declarou o governador da Bahia.

Ao ser abordado por agentes de saúde em Trancoso, o empresário estaria na praia, de sunga, com amigos, e teria reagido com deboche. Segundo Rui Costa, a resposta à abordagem foi: “O que é que um banho de mar não resolve? Mata qualquer vírus”. A Bahia já contabiliza 18 casos confirmados de coronavírus.

A reação de Claudio Henrique do Vale teria mudado assim que os agentes ameaçaram chamar a polícia para prender o empresário. Neste momento, ele teria colocado a máscara. Ao UOL, ele negou ter ignorado recomendações médicas e disse que o resultado do exame ainda não havia sido obtido quando ele saiu de São Paulo.

Em nota (leia na íntegra abaixo), a PGE declarou que acatou a determinação do governador baiano.”É inconcebível que um cidadão, sabendo que foi testado positivo para o COVID-19, desobedeça às orientações médicas e as medidas de saúde pública e propague esse vírus de forma totalmente irresponsável”, afirmou o procurador geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho.

Nota da Procuradoria-Geral do Estado

“A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE), acatando determinação do governador Rui Costa, representou criminalmente contra a décima vítima de coronavírus no Estado da Bahia.

Descumprindo as recomendações médicas, um empresário, mesmo sabendo que estava contaminado pelo coronavírus, viajou de São Paulo para Porto Seguro, em um jatinho particular, na companhia de amigos.

Isso é uma atitude irresponsável, negligente. Já determinei que a Procuradoria Geral do Estado abra um processo criminal contra esse empresário, para que ele responda criminalmente por sua postura irresponsável. Vamos denunciar todos que descumprirem no Ministério Público da Bahia e Federal’, declarou o governador.

‘Vamos representá-lo ao Ministério Público do Estado a fim de que, o MP-BA, que tem a titularidade da ação, possa agir de acordo com seu entendimento e todas as situações semelhantes sejam coibidas, evitando, assim, que haja a transmissão da doença e sua propagação em um ritmo mais acelerado. É inconcebível que um cidadão, sabendo que foi testado positivo para o COVID-19, desobedeça às orientações médicas e as medidas de saúde pública e propague esse vírus de forma totalmente irresponsável’, afirmou o procurador geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho.”

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!