As celebrações dos 25 anos da Orquestra Ouro Preto serão embaladas pelo cantor pernambucano Alceu Valença. Marcado para iniciar às 21h do dia 24 de maio, o concerto será gratuito na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais.
O espetáculo revisita a obra de Alceu em arranjos criados por Mateus Freire, com regência do maestro Rodrigo Toffolo. No repertório, estão grandes sucessos do cantor, como “Anunciação”, “La Belle de Jour”, “Tropicana”, “Girassol” e “Como Dois Animais”.
A parceria entre o cantor pernambucano e a formação mineira iniciou em 2012, e desde então tem conquistado plateias por onde passa. Com dois discos registrados — Valencianas (2014) e Valencianas II (2022) —, o projeto une a força poética e popular da obra de Alceu com a criatividade dos arranjos sinfônicos da Orquestra.
“A cada apresentação com a Orquestra, minha música ganha novos contornos. É uma experiência rica, tanto para mim quanto para o público. Quando estou com a Orquestra é como o nirvana para mim”, disse Alceu Valença.
A apresentação integra as comemorações dos 25 anos da Orquestra Ouro Preto, que em 2025 realiza uma série de ações e concertos especiais pelo Brasil e no exterior. Além disso, o concerto celebra os cinco anos do Instituto Cultural Vale.