A tragicomédia contemporânea “Casa de Penhores” será apresentada em Belo Horizonte nesta semana, como parte da programação gratuita dos espetáculos de conclusão de curso dos alunos de Teatro da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG. Com sessões marcadas para esta quinta-feira (3), às 18h, e sexta-feira (4), às 19h30, o espetáculo ocupa o palco do Centro Cultural UFMG, no Centro da capital.
Inspirada no texto da dramaturga Ísis Baião, a peça tem direção e adaptação de Letícia Araújo e mergulha nas crises cotidianas e existenciais de Dora, uma mulher à beira do colapso. Desempregada e presa a um casamento sufocante com Eduardo, um jornalista alcoólatra e apático, Dora ainda convive, literalmente, com a presença constante e controladora de sua mãe, mesmo após a morte da matriarca.
Com estética grotesca, humor ácido e uma crítica social provocativa, “Casa de Penhores” conduz o público a refletir sobre os limites entre a sobrevivência e o verdadeiro ato de viver. “Até que ponto estamos vivos? Ou apenas resistindo à morte um pouco por dia?”, questiona o texto, em tom irônico e desconcertante.
A peça integra uma série de apresentações produzidas por acadêmicos da EBA, que ocupam diferentes espaços culturais da cidade neste final de semestre. Além de “Casa de Penhores”, o público também pode conferir outras montagens inspiradas em autores como Sartre, Chico Buarque, Nelson Rodrigues e Calderón de La Barca, todas com entrada franca.
Clique aqui para retirar o ingresso do espetáculo “Casa de Penhores”.