• Passeios

Cortejo do Alcova Libertina

11 de February de 2024
14:00 Livre
Entrada gratuita

O bloco Alcova Libertina se prepara para cair na folia neste domingo (11), a partir das 14h. A concentração está marcada para a avenida dos Andradas, número 3560, e o cortejo segue na via rumo ao número 4000, com dispersão à tarde. O desfile do coletivo promete passear por diversos gêneros musicais, como funk, pop, MPB e marchinhas de Carnaval, mas o destaque mesmo vai pro repertório do rock, símbolo maior do Alcova.

Histórico

O primeiro desfile aconteceu em 2011, na praça Duque de Caxias, em Santa Tereza. Em 2015, o bloco foi o primeiro a colocar um trio elétrico nas ruas de BH, na avenida dos Andradas, onde se mantém até hoje. Nessa época, a folia na capital mineira ainda estava em sua fase de “ressurgimento”.

O desfile da Alcova acontece sempre no domingo de Carnaval. Em 2023, o bloco Alcova Libertina cancelou o desfile, porém, vai voltar às ruas de BH em 2024, no dia 11 de fevereiro.

Ao BHAZ, Bruno Leal Medeiros, fundador do bloco, conta que o cortejo surgiu por causa do antigo ateliê Alcova Libertina. “Era voltado para a pintura, música e arte. Ficava no Santa Tereza e depois no Colégio Batista”, explica.

“Nosso bloco é um movimento percussivo relacionado ao rock, que é nossa escola ao lado da MPB. Tem rock com ritmos brasileiros, como maracatu, samba e marchinhas”, continua o fundador do coletivo.

Saiba mais sobre o bloco Alcova Libertina clicando aqui.

Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.