• Passeios

Cortejo do Juventude Bronzeada

13 de February de 2024
08:00 Livre
Entrada gratuita

O bloco Juventude Bronzeada se prepara para cair na folia na terça-feira (13) de Carnaval, a partir das 8h. A concentração está marcada para a avenida dos Andradas, número 3562, e o cortejo segue pela via até o número 4002, com dispersão à tarde. O desfile do coletivo promete passear por clássicos do axé, do funk e da MPB, sem deixar de lado as tradicionais marchinhas.

Da banda ao bloco

O Juventude Bronzeada começou com o sonho de três amigos. Eles formaram uma banda, de mesmo nome, em 2011, para tocar sucessos do axé dos anos 2000. “A gente começou a tocar pela cidade e coincidiu com o momento de ressurgimento do Carnaval de BH. E aí, todo mundo que ia aos shows ficava incentivando a gente a montar um bloco a partir da banda”, conta Rodrigo Boi, regente e fundador do grupo.

Foi então que, depois de três anos da banda Juventude Bronzeada, o bloco carnavalesco tomou forma e saiu para desfilar no Carnaval de BH, em 2014. “A gente fez o primeiro cortejo na praça Lions, no Floresta, e foi super pequenininho”, relembra o primeiro desfile que contou com cerca de 500 pessoas.

Já no ano seguinte, o cenário foi diferente. “No primeiro ensaio que fizemos [naquele ano], explodiu de gente na Floriano Peixoto. Umas 5 mil pessoas no ensaio. Uma coisa que a gente nem imaginava”.

A partir daí, o bloco decolou e se tornou um dos mais conhecidos de BH. No Carnaval de 2020, os organizadores do coletivo estimam que cerca de 50 mil pessoas curtiram a folia ao som da bateria do Juventude Bronzeada, que, hoje, extrapola o axé e toca clássicos da MPB, marchinhas e outras músicas típicas de Carnaval.

Saiba mais sobre o Juventude Bronzeada clicando aqui.

Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.